A partir de quarta-feira, 1º, os usuários do Pix podem acionar o “botão de contestação” nos casos de fraude, golpe e coerção, informou o BC (Banco Central) nesta terça-feira, 30.
O objetivo da ferramenta, formalmente conhecida como autoatendimento do MED (Mecanismo Especial de Devolução), é permitir a contestação de uma transação de forma totalmente digital — sem a necessidade de interação humana.
A nova medida poderá ser acionada pelo aplicativo da instituição financeira do usuário.
Atualmente, a devolução dos recursos é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude. O problema é que os fraudadores, normalmente, conseguem retirar rapidamente os recursos dessa conta e transferi-los para outras contas. Assim, quando o cliente faz a reclamação é comum que essa conta já não possua fundos para viabilizar a devolução.
O botão não vale para casos de erro e arrependimento pelos usuários, reforçou o BC.
Como irá funcionar
Segundo Breno Lobo, Chefe Adjunto do Decem (Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro) do BC, ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada ao banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam.
Valores parciais também podem ser bloqueados, informou o BC.
"Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação", explica.
Ele ressalta que o “botão de contestação” não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix, como digitação errada de chave, ou que envolvam terceiros de boa-fé, por exemplo.
Fonte: Portal Peperi
Sindicato orienta agricultores a não deixar declaração do ITR para os últimos dias
Estudo aponta 424 construções em áreas com restrições ambientais em SMO
Conselho aprova mudanças no trânsito em ruas de São Miguel do Oeste
Jovem fica ferido ao colidir moto em poste no interior de Riqueza
TSE começa a enviar notificações pelo e-Título nesta quinta-feira
Copom reduz taxa Selic de 14% para 13,75% ao ano
Governo Trump acusa Brasil de falhar no combate ao PCC e CV
Ação da PM resulta na apreensão de drogas e prisão de quatro pessoas em São Miguel do Oeste
Adolescente cai de bovino em Cunha Porã e é levada ao hospital
Abordagem de veículo desencadeia operação que termina com duas prisões no Villa Nova II, em SMO
Mulher é condenada por tentar matar companheiro com bolo envenenado em SC
Mulher fica ferida ao perder o controle e cair de motocicleta no centro de São Miguel