Notas fiscais emitidas entre 2017 e 2019 comprovam negociações superiores a R$ 24 milhões em vendas ilegais de vinhos argentinos e smartphones. Além do cumprimento de mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira, 03, também estão sendo bloqueados valores existentes em contas bancárias e aplicações em operações de criptomoedas de três pessoas integrantes desse esquema criminoso de descaminho.
A Polícia Federal de Dionísio Cerqueira cumpriu três mandados de busca e apreensão na cidade de Francisco Beltrão/PR. No curso da investigação se apurou que uma pessoa do grupo teria constituído uma empresa “fantasma” na cidade de Campo Erê, que foi utilizada para emitir notas fiscais fraudulentas para conferir aparente legalidade aos produtos eletrônicos e vinhos introduzidos clandestinamente em território nacional - sem a comprovação da regular importação. Ficou constatado que essa empresa teria emitido 11.028 notas fiscais entre os anos de 2017 e 2019.
Os eletrônicos descaminhados e os vinhos oriundos da Argentina eram comercializados através de plataformas de comércio eletrônico na internet, utilizando os Correios da região do Extremo-Oeste para a entrega das mercadorias ilícitas vendidas. As remessas eram, em sua maioria, realizadas em nome de terceiros, com a intenção de não chamar a atenção sobre os verdadeiros envolvidos.
O líder dessa associação investigada já foi condenado criminalmente na ação penal decorrente da Operação Formiga, deflagrada pela Polícia Federal em fevereiro de 2016, na qual também se investigou atividade de descaminho de produtos oriundos da Argentina. Já os envolvidos nesta operação são investigados pelo crime de descaminho, praticado em associação criminosa e com utilização de documentos ideologicamente falsos, os quais, somando-se as penas máximas, totalizam 12 anos de reclusão.
Fonte: Portal Peperi
Internacional vence o Corinthians por 2 a 0 e abre vantagem nas oitavas da Copa do Brasil
Homem de 55 anos morre após saída de pista e capotamento na SC-480, em Galvão
Saída de pista seguida de colisão em árvore deixa duas pessoas feridas em Saudades
Carreta tomba e bloqueia totalmente a BR-282 em Vargeão; motorista fica ferido
Mirassol e Grêmio empatam jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil
Campeonato Municipal Categoria Livre começa com quatro jogos e grande público em São Miguel do Oeste
Instituto Recomeçar Mulher abre programação do Agosto Lilás com mobilização no Centro de São Miguel do Oeste
Comerciantes cobram fiscalização sobre ambulantes irregulares em São Miguel do Oeste; prefeitura afirma que ações são contínuas
'Homem-Aranha: Um Novo Dia' tem a 2ª maior estreia mundial na história do cinema
Incêndio atinge depósito de móveis no Centro de São Lourenço do Oeste
Santa Catarina registra dois casos de cárcere privado no mesmo dia; mulheres são resgatadas e suspeitos presos
Jovem é resgatada após quatro dias em cárcere privado no Meio-Oeste de SC