Pela primeira vez em quase 20 anos, a proporção de adultos fumantes voltou a subir no Brasil, com um crescimento de 25% em apenas um ano, segundo dados preliminares de uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde. O número de fumantes nas capitais brasileiras saltou de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024.
A popularização de novos produtos, como os cigarros eletrônicos e o cigarro de palha, é apontada como fator que atrai especialmente os mais jovens e contribui para o movimento de consumo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de mortes evitáveis no mundo, responsável por cerca de 8 milhões de óbitos anuais. O tabaco está associado a mais de 50 doenças, principalmente condições cardiovasculares, doenças respiratórias e cerca de dez tipos de câncer. Além da dependência química, as complicações físicas decorrentes do uso do cogarro aumentam o impacto no sistema de saúde.
Pessoas que convivem com fumantes também apresentam risco aumentado de doenças crônicas e tumores, o que reforça a importância de procurar ajuda.
Tratamento gratuito
O SUS disponibiliza tratamento gratuito para a dependência da nicotina em todo o país. O atendimento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e inclui acompanhamento profissional, orientação individual e em grupo, além da oferta de medicamentos.
Entre os recursos disponíveis estão a terapia de reposição de nicotina, com adesivos transdérmicos e goma de mascar, além do cloridrato de bupropiona, medicamento que auxilia no processo de cessação do tabagismo.
Para iniciar o tratamento, basta procurar a UBS mais próxima. O serviço é aberto a todas as pessoas que desejam abandonar o cigarro e melhorar a qualidade de vida.
Fonte: Portal Peperi
Convenção do PSD confirma João Rodrigues como candidato a governador de SC
Mulher é baleada por ex-companheiro em Guarujá do Sul; homem tira a própria vida após tentativa de feminicídio
Núcleo Jovem da ACIIO realiza mais um Feijoeste com sucesso
Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste
Peperi Debates discute a relação entre formação profissional e mercado de trabalho
São João do Oeste enfrenta desafios no cuidado de idosos e avalia ações
Markar Papelaria e Bazar é destaque no programa Empresas e Empresários
Primeira noite de “Homem-Aranha: Um Novo Dia” lota Cine Peperi Itapiranga
Diretor avalia positivamente a retirada das lixeiras públicas em Itapiranga
Motorista sem CNH foge da PM e é flagrado com maconha e simulacro de arma em Palma Sola
Taxista tem carro furtado durante corrida em Campo Erê
Casa é totalmente destruída por incêndio no interior de Dionísio Cerqueira