Pela primeira vez em quase 20 anos, a proporção de adultos fumantes voltou a subir no Brasil, com um crescimento de 25% em apenas um ano, segundo dados preliminares de uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde. O número de fumantes nas capitais brasileiras saltou de 9,3% em 2023 para 11,6% em 2024.
A popularização de novos produtos, como os cigarros eletrônicos e o cigarro de palha, é apontada como fator que atrai especialmente os mais jovens e contribui para o movimento de consumo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de mortes evitáveis no mundo, responsável por cerca de 8 milhões de óbitos anuais. O tabaco está associado a mais de 50 doenças, principalmente condições cardiovasculares, doenças respiratórias e cerca de dez tipos de câncer. Além da dependência química, as complicações físicas decorrentes do uso do cogarro aumentam o impacto no sistema de saúde.
Pessoas que convivem com fumantes também apresentam risco aumentado de doenças crônicas e tumores, o que reforça a importância de procurar ajuda.
Tratamento gratuito
O SUS disponibiliza tratamento gratuito para a dependência da nicotina em todo o país. O atendimento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e inclui acompanhamento profissional, orientação individual e em grupo, além da oferta de medicamentos.
Entre os recursos disponíveis estão a terapia de reposição de nicotina, com adesivos transdérmicos e goma de mascar, além do cloridrato de bupropiona, medicamento que auxilia no processo de cessação do tabagismo.
Para iniciar o tratamento, basta procurar a UBS mais próxima. O serviço é aberto a todas as pessoas que desejam abandonar o cigarro e melhorar a qualidade de vida.
Fonte: Portal Peperi
Transferência de embriões em gado de corte atinge nova fase em Itapiranga
Após mais de um ano, pórtico de Itapiranga deve ser instalado nos próximos dias
Guaraciaba terá programação gratuita para comemorar 65 anos de emancipação
Câmara aprova audiência pública para discutir descompactação salarial do magistério em SMO
Rádio Peperi conquista primeiro lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo
Câmara aprova título de cidadão honorário a Claudimar Bortolin em SMO
Bombeiros socorrem recém-nascida de 15 dias após engasgamento em Cunha Porã
Bombeiros atendem princípio de incêndio em barracão em Maravilha
Acidente entre duas motocicletas deixa mulheres feridas em Maravilha
151 apostas de SC acertam 14 números na Lotofácil da Independência
Colisão entre ônibus e carreta deixa seis mortos e 43 feridos em MG
Passageiro de motocicleta fica ferido em colisão com carro em São José do Cedro