Mais de 90 mandados judiciais são cumpridos nesta terça-feira, 4, durante a Operação Freedom, deflagrada pela PCBA (Polícia Civil da Bahia), por meio do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Até o momento, 31 pessoas foram presas.
Segundo a PCBA, a ação tem como principal objetivo desarticular o núcleo armado e financeiro de uma ramificação do CV (Comando Vermelho), organização criminosa com origem no Rio de Janeiro e atuação crescente no Nordeste.
As equipes realizam diligências em quatro bairros de Salvador, na Região Metropolitana, no interior da Bahia e também no Ceará.
De acordo com a Polícia Civil, a operação é resultado de meses de investigação e tem como foco integrantes responsáveis por homicídios e pela expansão do tráfico de drogas em diversas cidades baianas. De acordo com o DHPP, os resultados obtidos com a Operação Freedom devem contribuir para a elucidação de pelo menos 30 homicídios ocorridos em Salvador.
Além dos mandados de prisão e de busca e apreensão, a Justiça também determinou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas aos investigados. Conforme a polícia, a medida busca interromper o fluxo de recursos ilícitos utilizados para financiar o tráfico e sustentar o domínio territorial da facção.
Mais de 400 policiais civis e militares participam da operação, que conta com o apoio da SSP-BA (Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública) e do DPT (Departamento de Polícia Técnica).
De acordo com a PCBA, as equipes envolvem diversos departamentos especializados, como o Draco, Denarc, Deic, Depom, Depin, DPMCV, Polinter e Core, além do Denarc da Polícia Civil do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA). No apoio tático, a Polícia Militar da Bahia emprega efetivos do Bope, BPatamo, BPChoque, Batalhão Gemeos, Apolo, TOR, Esquadrão Águia, Cipe/Polo, além das Rondesp Central, Atlântico e BTS.
De acordo com a SSP-BA, a operação segue em andamento, e novas prisões podem ocorrer ao desta terça-feira.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio perde para o Flamengo e volta à zona de rebaixamento do Brasileirão
Propriedade rural é atingida por temporais duas vezes em três dias em Iporã do Oeste
Homem morre e outros dois ficam feridos em colisão frontal na BR-163
Iporã do Oeste decreta situação de emergência após temporais
Homem matou agente de saúde por insatisfação com visitas domiciliares, aponta Polícia Civil
Quase 39 mil unidades consumidoras seguem sem energia na região após temporal
Defesa Civil confirma dois tornados no Oeste; 58 municípios registram estragos
Empresária de SMO relata momentos de desespero dentro de avião durante tornado em Chapecó
Justiça determina transferência de líderes de facção para presídio de segurança máxima após investigação da Polícia Civil de Itapiranga
Bombeiros atendem mais de 400 famílias após temporal em Chapecó
Temporais causam prejuízos superiores a R$ 1 milhão em Santa Helena
Corpo de Bombeiros orienta que moradores não subam em telhados para reparos