As temperaturas caíram e o calor de verão já começa a dar adeus a Santa Catarina. Com a aproximação da estação de Outono em 2022, a tendência é que os dias quentes sejam deixados para trás e um novo clima comece a influenciar o Estado a partir do dia 20 de março, data oficial do início do equinócio de outono no Brasil. Entenda a seguir como a estação influenciará os dias dos catarinenses nos próximos três meses.
Aos amantes do frio, já é possível pensar nas roupas quentinhas para a estação. Apesar de o mês de março ainda alternar nas temperaturas, a segunda quinzena ganha ares característicos de Outono.
A tendência é que o mês mantenha a ocorrência de chuvas regulares, com episódios de temporais. No entanto, a previsão muda para os meses de abril e maio.
Auge do Outono
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, tanto abril quanto maio possuem características de meses mais secos. Abril trará as transições de frentes frias a Santa Catarina, com a baixa nas ocorrências de chuva. Além disso, a amplitude térmica – diferença entre a mínima e máxima – será um elemento importante na estação, fazendo com que os dias sejam frios pela manhã e quentes pela tarde.
Também são esperadas as primeiras ‘geadas agrícolas’, em ponto específicos do Estado, entre o Oeste e a Serra, nas regiões de baixadas e vales. Na segunda quinzena do mês, o fenômeno se entende e já pode atingir mais regiões, para além dos pontos específicos, abrangendo mais locais.
Na primeira quinzena de maio, o chamado ‘veranico’ deve aparecer com dias ensolarados e temperaturas acima da média, por conta de bloqueios atmosféricos que se formarão sobre Santa Catarina. No entanto, a condição será passageira.
Já na segunda quinzena, com o rompimento dos bloqueios, as frentes frias se instalam, trazendo nova geadas, por conta das primeiras frente frias de ar polar, que ficarão mais nítidas no mês de junho, acompanhadas de chuvas mais fortes, mas que não atendem ao problema da estiagem em Santa Catarina.
Influência do La Niña segue em SC
O fenômeno La Niña, , que é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, atuará em todo o Outono catarinense, bem como foi registrado nos últimos meses, segundo Scheuer. A Epagri/Ciram explica que a condição deve perder força no decorrer dos meses.
“A condição para os próximos três meses indica um Outono com chuvas mal distribuídas e abaixo da média, o que agrava ou não melhora um quadro que já é complicado [estiagem], porque não choveu muito nos últimos três meses, e foram chuvas mal distribuídas. A La Niña deve manter essa condição para os próximos três meses, é uma situação complicada”, explica Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram.
Estiagem em SC
O Outono é a segunda estação do ano mais seca, perdendo apenas para o inverno, conforme explica Martins. Santa Catarina já atravessa esse quadro há, no mínimo, um ano e meio, com a escassez de chuva sendo generalizada, inclusive no verão, estação onde as chuvas deveriam ser mais recorrentes.
Fonte: Portal Peperi
Polícia descarta prisão e investiga morte de criança de 4 anos atacada por rottweiler em SC
Estudante de medicina de SC assassinada no Paraguai queria ser pediatra e mãe
Motorista foge da PM e abandona carro com quase 100 kg de maconha em Campo Erê
Circuito FIESC chega a SMO para aproximar indústrias e sindicatos do Extremo Oeste
Tiros e confusão em bar mobilizam PM no centro de Maravilha
Homem é preso por tráfico de drogas em Maravilha
Homem é preso ao agredir companheira no centro de SMO
Homem é preso por agressão e ameaça contra companheira em SJCedro
Adolescente é flagrado pilotando ciclomotor irregular e veículo é apreendido em SMO
Ameaça com faca e embriaguez ao volante terminam com dois presos em Bandeirante
Homem fica preso a 10 metros de altura após galho cair sobre perna em SJCedro
SC deve “congelar” com chegada de massa de ar frio e temperaturas abaixo de 5ºC