As mortes por afogamento em propriedades privadas — lagos, açudes e piscinas, por exemplo — em Santa Catarina saltaram de 3 para 13 de um verão para o outro, um crescimento de 333%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 26, pelo Corpo de Bombeiros, e fazem parte da Operação Veraneio, que durou de 18 de dezembro até este domingo, 23.
No total, 26 pessoas morreram afogadas em Santa Catarina no período da operação. O maior número de vítimas, 15, se afogaram em água doce, em áreas sem salva-vidas. Já o número de mortes em propriedades privadas já supera as vidas perdidas pela mesma razão em praias, que foram 11.
A corporação reforçou que o perigo que propriedades privadas representam é justamente não ter monitoramento dos bombeiros e pediu atenção para o aumento de mortes nesses casos.
Ao todo, os bombeiros resgataram 1.645 pessoas de afogamento em Santa Catarina no período. Segundo o CBMSC, com exceção de uma mulher, todas as vítimas foram homens, com idade média de 30 anos.
Conforme o CBMSC, nesta temporada, a "corporação esteve em 36 municípios, 169 balneários/estâncias, 442 postos de guarda-vidas (fixos e cadeirões). Além disso, serão 2.130 guarda-vidas civis voluntários e também de 80 guarda-vidas militares".
Em 4 de janeiro, o número de crianças perdidas na praia durante a operação veraneio já era mais que o dobro em relação ao mesmo período do ano passado. Nesta temporada, 1.211 crianças se perderam dos responsáveis no litoral catarinense. Dessas, 250 se perderam entre o Natal e a virada de ano.
— O Corpo de Bombeiros possui pulseirinhas distribuídas gratuitamente nos postos de guarda-vidas, para identificação de crianças e demais pessoas que necessitem — alertou a corporação.
Fonte: Portal Peperi
Incêndio atinge hamburgueria no centro de Itapiranga
Motoristas recebem bênção na manhã deste domingo em Itapiranga
Semana começa com calor, mas Oeste de Santa Catarina pode ter temporais isolados
Desfile Típico reúne grande público na 16ª Deutsche Woche
Dia do Colono e do Motorista é comemorado com Feira e Benção de Carros em Iporã do Oeste
Itapiranga elabora protocolo para enfrentamento de Bullying e CyberBullying nas escolas
16ª Deutsche Woche encerra neste sábado com pleno sucesso
Peperi Debates discute desafios do campo e impactos do Plano Safra no Dia do Colono
Discussão entre familiares termina com feridos e danos em São José do Cedro
Criminosos arrombam estabelecimento comercial e furtam equipamentos e alimentos em Campo Erê
Projetos que restringem plásticos descartáveis preocupam indústria catarinense
Receita Federal inicia implantação do CNPJ alfanumérico na próxima sexta-feira