O setor madeireiro e moveleiro do Oeste de Santa Catarina vê com apreensão a nova tarifa anunciada pelos Estados Unidos sobre produtos importados. Segundo o presidente do Sindicato Madeireiro e Moveleiro do Oeste de SC (Simovale), Osni Verona, parte das indústrias da região mantém contratos de exportação com o mercado norte-americano e teme prejuízos.
“Qualquer tarifa ou imposto acaba refletindo no preço final. Se a taxa ficar muito alta, corremos o risco de ficar fora do valor de mercado e até perder contratos”, afirmou Verona.
O presidente alerta que, se o impacto for significativo, pode haver retração na produção e até demissões. “O mercado internacional não se conquista da mesma forma que o interno. São meses de negociação, ajustes no produto, embalagens… Muita coisa envolvida. Se houver mudança brusca, as empresas podem ter que rever processos e custos.”
Para reduzir a dependência, Verona lembra que as indústrias já trabalham com vários destinos internacionais, mas cada país exige adaptações específicas. Ele defende que, se o impasse com os EUA persistir, o governo adote medidas de apoio, como crédito com condições especiais, incentivo ao consumo interno e fortalecimento da participação em feiras regionais.
“Também defendemos uma revisão na política tributária, para manter emprego e renda”, reforçou.
Fonte: Portal Peperi
Unoesc promove competição de foguetes em SMO neste sábado
Itapiranga conquista Selo Diamante na Sala do Empreendedor
Obras no Aeroporto Hélio Wasum devem terminar antes do prazo em SMO
São João do Oeste avança em projeto de pavimentação no interior
Epagri promove Seminário Regional de Tilapicultura em São Miguel do Oeste
Delegacia de Itapiranga lidera número de prisões em flagrante em 2025 e 2026 na região
Município de Guaraciaba terá novamente Para e Siga 24 horas a partir da próxima segunda
Feira Livre de SMO terá café colonial e palco aberto em homenagem ao Dia das Mães
Reunião em São José do Cedro apresenta oportunidades do Crédito Fundiário para jovens agricultores
Simone Tomazelli assume Secretaria de Educação, Cultura e Esporte em Guaraciaba
Após décadas nas estradas, Unesul encerra operação interestadual no Sul do Brasil
Câmara de SMO aprova moção para prevenção aos impactos do El Niño