O Ministério Público de Santa Catarina informou que ajuizou, só neste ano, 25 ações em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina, exigindo multa aos pais que se negaram a cumprir o calendário de vacinação infantil dos filhos.
Os processos, segundo o órgão, são contra os responsáveis que foram procurados pela Secretaria de Saúde para vacinação contra a Covid-19 e, mesmo após receberem visita do Conselho Tutelar e serem notificados e advertidos, não imunizaram os filhos.
O pedido é baseado no artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente que tipifica como infração administrativa o ato de descumprir os deveres inerentes ao poder familiar, deixando de garantir aos filhos o direito à saúde.
No artigo 14, o ECA também estabelece como "obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias".
Desde outubro de 2023, a vacina contra a Covid-19 faz parte do Calendário Nacional de Vacinação Infantil.
A promotoria também expediu uma recomendação aos municípios de Sangão e Treze de Maio, que fazem parte da mesma comarca, para que fiscalizem e identifiquem pais ou responsáveis que tenham deixado de cumprir o protocolo vacinal. O Conselho Tutelar deve ser notificado e, em caso de recusa dos pais, o MPSC deve ser informado.
No início do mês, um casal de Santa Catarina recebeu prazo de 60 dias para providenciar a imunização das duas filhas dentro do esquema vacinal previsto pelo Ministério da Saúde, sob pena de multa.
Fonte: Portal Peperi
Polícia descarta prisão e investiga morte de criança de 4 anos atacada por rottweiler em SC
Estudante de medicina de SC assassinada no Paraguai queria ser pediatra e mãe
Motorista foge da PM e abandona carro com quase 100 kg de maconha em Campo Erê
Circuito FIESC chega a SMO para aproximar indústrias e sindicatos do Extremo Oeste
Tiros e confusão em bar mobilizam PM no centro de Maravilha
Homem é preso por tráfico de drogas em Maravilha
Homem é preso ao agredir companheira no centro de SMO
Homem é preso por agressão e ameaça contra companheira em SJCedro
Adolescente é flagrado pilotando ciclomotor irregular e veículo é apreendido em SMO
Ameaça com faca e embriaguez ao volante terminam com dois presos em Bandeirante
Homem fica preso a 10 metros de altura após galho cair sobre perna em SJCedro
SC deve “congelar” com chegada de massa de ar frio e temperaturas abaixo de 5ºC