A bezerra que nasceu com duas cabeças na cidade de Belmonte, não resistiu e morreu na noite de sexta-feira, 26, apenas um dia após o nascimento. A informação foi confirmada no sábado, 27, pelo professor e médico veterinário Jackson Preuss, da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina).
O caso raro chamou atenção de moradores da região. O animal nasceu na quinta-feira, 25, em uma propriedade rural, e apresentava uma condição congênita conhecida como diprosopia, ou "duas faces", como é popularmente chamada. Assim que percebeu a anomalia, o dono da propriedade acionou uma estudante de veterinária, que levou a bezerra até o centro de atendimento veterinário da Unoesc, em São Miguel do Oeste.
Segundo o professor Preuss, a diprosopia é causada por um erro no desenvolvimento embrionário. Nesses casos, o embrião sofre uma duplicação parcial durante as primeiras divisões celulares, o que pode resultar na formação de duas cabeças ou faces em um mesmo corpo.
“Por ser um caso raro, não é algo que tem sucesso naturalmente dentro das espécies. São extremamente raros os casos de animais que sobrevivem com essa condição”, explicou o professor.
A causa da má-formação pode estar relacionada a fatores genéticos, ambientais, toxinas, vírus ou até deficiências nutricionais, segundo especialistas. Casos parecidos já foram registrados em outros animais no estado nos últimos anos.
Matéria relacionada:
- Bezerra com duas cabeças nasce em propriedade rural de Belmonte;
Fonte: Portal Peperi
Mendonça afirma ter sido alertado sobre represálias no caso Master
Justiça Eleitoral divulga cronograma de preparação e auditoria das urnas em SMO
São Miguel do Oeste registra 687 faltas a atendimentos de saúde em agosto
Importações pelo Porto Seco de Dionísio Cerqueira quase dobram em agosto
Guarujá do Sul conclui trecho de asfalto até Linha Caravaggio e busca recursos para continuidade
Ameosc promove capacitação sobre serviços municipais de atenção aos animais
Inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional seguem até segunda em SMO
Prefeitura de SMO orienta moradores sobre pontos de descarte de lixo eletrônico
Homem cai de plataforma de trator e é levado ao hospital em Mondaí
Sindicato orienta agricultores a não deixar declaração do ITR para os últimos dias
Estudo aponta 424 construções em áreas com restrições ambientais em SMO
Conselho aprova mudanças no trânsito em ruas de São Miguel do Oeste