A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira, 14, o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ele é acusado de coação por supostamente tentar interferir, dos Estados Unidos, no processo de trama golpista que envolve o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O julgamento inicia às 11h, no plenário virtual do STF. Os ministros da Turma têm até o dia 25 de novembro para analisar se Eduardo vira réu pelo crime de coação. Se aceitarem a denúncia, será aberta ação penal contra ele. Caso rejeitem, o processo será arquivado.
O primeiro a votar é o relator, Alexandre de Moraes. Também integram a Primeira Turma os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.
Denunciado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, Eduardo é defendido pela Defensoria Pública da União (DPU). Na defesa prévia, a DPU disse que não conseguiu contato com o parlamentar, mas mesmo assim pediu a rejeição da denúncia.
Entenda a denúncia
A alegação é de que o filho de Jair Bolsonaro teria atuado para atrapalhar o processo da trama golpista, no qual o pai foi condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão. A PGR entendeu que Eduardo buscou junto ao governo Donald Trump, dos Estados Unidos, sanções e tarifas contra Brasil e contra autoridades do Judiciário, como uma forma de retaliação por conta do julgamento.
Moraes determinou que Eduardo fosse notificado por edital por estar fora do país. O ministro ainda alegou que a ida para os Estados Unidos ocorreu para escapar da lei penal brasileira. A notificação impõem que Eduardo apresente uma resposta à denúncia apresentada pela PGR.
Porém, mesmo com essa notificação via edital, Eduardo Bolsonaro não apresentou defesa prévia. Foi por conta disso que Moraes intimou a DPU para apresentar a defesa em nome do parlamentar.
Fonte: Portal Peperi
Master de Vorcaro captou ao menos R$ 4,4 bilhões em previdências
Testemunhas de processo contra ministro Marco Buzzi no STJ começam a ser ouvidas nesta quinta
Polícia cumpre quatro mandados de prisão em Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis
Princípio de incêndio atinge veículo e mobiliza bombeiros em Iporã do Oeste
São Miguel do Oeste entra para lista das 100 cidades mais seguras do Brasil
Propostas buscam ampliar limite de faturamento de MEI e redução de carga horária
Lei Orelha é aprovada na Alesc e amplia punições para maus-tratos contra animais em SC
Vacinação contra dengue segue disponível para pessoas entre 10 e 14 anos em SC
Abertura da Copa do Mundo 2026 pode ter chuva e trovoadas na Cidade do México
Homem morre após grave acidente com quatro veículos em SJCedro
Senado aprova renegociação de dívidas de produtores rurais
Mulher fica ferida ao ser atropelada na faixa de pedestres no Centro de São Miguel do Oeste