O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga nesta quinta-feira, 6, o processo administrativo disciplinar contra o ministro catarinense Marco Buzzi. Afastado do cargo desde fevereiro, ele responde a acusações de assédio e importunação sexual feitas por duas mulheres.
Segundo informações divulgadas por O Globo, a comissão responsável pelo processo recomenda a aplicação da pena máxima, com a perda do cargo. O parecer foi entregue aos ministros antes da sessão, realizada de forma sigilosa.
Já a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu a aposentadoria compulsória do magistrado. No entanto, após mudanças aprovadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a perda do cargo passou a ser a punição administrativa mais grave para magistrados.
Atualmente, o STJ possui 31 ministros, sendo necessários ao menos 17 votos para a condenação. Caso seja punido, Marco Buzzi poderá recorrer da decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF) ou ao próprio CNJ.
As denúncias envolvem uma jovem de 18 anos, que afirma ter sofrido importunação sexual durante um banho de mar em Balneário Camboriú, e uma ex-servidora terceirizada do gabinete, que relata episódios de assédio entre 2023 e 2025.
A defesa nega as acusações e afirma que apresentou documentos, imagens e depoimentos que contestam os relatos das denunciantes.
Fonte: NSC Total
Prefeito e Presidente da Câmara se manifestam após promulgação do Mais Agro em Itapiranga
Trabalhador morre após sofrer choque elétrico em Palma Sola
Prefeito afirma que SC-163 será revitalizada em breve entre SMO e Itapiranga
Mais de duas mil pessoas já fizeram a nova Carteira de Identidade em São José do Cedro neste ano
Polícia descarta que ossos encontrados em Pinhalzinho sejam humanos
Guaraciaba realiza Troféu Destaque no dia 28 de agosto
Câmara de São Miguel do Oeste aprova regulamentação da Ouvidoria
Parceria entre cooperativa e Assemit gera capacitação para 60 empresários de Itapiranga
Cláudio Castro volta a ser alvo de busca e apreensão em operação da PF
Inmet mantém alertas para tempestades com ventos de até 100 km/h em SC
Motorista da educação de São Lourenço do Oeste é afastado após denúncia envolvendo aluna menor de idade
Centro dos Idosos celebra sucesso de evento e reúne mais de mil participantes