As características do temporal registrado em São Francisco do Sul durante a tarde de segunda-feira, 12, indicam que houve uma microexplosão na cidade. As rajadas de ventos foram superiores a 90 km/h. Segundo a Defesa Civil, houve uma “ampla extensão de danos” no município. Ao menos 50 casas foram danificadas.
Para chegar à conclusão de que a cidade foi atingida por uma microexplosão, diversos fatores foram analisados. De acordo com imagens do radar meteorológico de Lontras, o temporal ganhou força rapidamente próximo a São Francisco do Sul, o que é muito característico desta época do ano e ocorre por conta do forte calor e pela alta disponibilidade de umidade na atmosfera.
Outro produto utilizado na análise é o VIL (dBA), que indica altos valores no conteúdo integrado de hidrometeoros na região de São Francisco do Sul. Ou seja, havia uma grande quantidade de água líquida dentro da nuvem, o que aumenta o peso da coluna de ar e favorece fortes correntes de ar descendentes, da nuvem em direção ao solo, característico de microexplosões.
Por fim, o produto de velocidade radial, que estima a velocidade do vento (MPPI V) no momento da tempestade, mostra a divergência dos ventos, também característico de microexplosões. Isso quer dizer que a corrente de ar da nuvem em direção ao solo, citada anteriormente, se espalhou em direções opostas ao atingir a superfície, com rajadas superiores aos 90 km/h.
Assim, com base na análise das imagens do radar meteorológico e dos danos reportados, é possível dizer que a instabilidade registrada em São Francisco do Sul apresentou características compatíveis com as de uma microexplosão, com ampla extensão dos danos.
De acordo com a Defesa Civil, nesta época do ano é muito comum a formação rápida de tempestades, que, apesar de isoladas, podem causar danos severos associados a rajadas de vento e chuva intensa.
O órgão alerta que, nesta terça-feira, 13, não será diferente. Há condição de temporais na metade leste de Santa Catarina, em especial nas áreas costeiras entre a Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. Novamente não se descartam tempestades severas como a registrada na segunda-feira, 12, em São Francisco do Sul.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado