Capacitação será exigida para quem explorar diferentes tipos de navegação no Rio Uruguai. O curso será promovido por meio do Departamento do Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos de Santa Catarina. As inscrições já estão disponíveis e seguem até o dia 27 de novembro. O curso de formação de aquaviários, marinheiro fluvial auxiliar de convés e de máquinas - nível 2, é destinado para homens e mulher acima de 18 anos.
Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, Alexandre Siqueira, as aulas serão no quartel do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, no período de quatro a 19 de dezembro, com total de 90 horas de aula para receber o certificado.
O Secretário destaca a grande utilidade para pessoas que trabalham com pesca esportiva, passeio de barcos ou funcionários das barcas em Itapiranga, em Sede Capela, interior de Itapiranga e Mondaí. Alexandre Siqueira observa que a Marinha tem atuação federal e sem restrições para capacitar pessoas de diferentes estados.
O Secretário menciona ainda a projeção de aumento da fiscalização sobre o trânsito de embarcações, desde barcos que realizam o transporte de pessoas, além do aumento do turismo de passeios e de pesca esportiva no Rio Uruguai. Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, Alexandre Siqueira cita que o curso se destina ao preparo de profissionais para ingresso no transportam passageiros, conforme limites estabelecidos nas Normas e Procedimentos para as Capitanias.
O Processo Seletivo para admissão no Curso de Formação de Aquaviários, é estabelecido a partir do Programa do Ensino Profissional Marítimo. Serão disponibilizadas 16 vagas. Podendo participar candidatos de ambos os sexos, desde que apresentem toda documentação relacionada.
De acordo com o Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, Alexandre Siqueira, normalmente estas capacitações ocorrem em cidades do litoral e agora as pessoas envolvidas em navegações no Rio Uruguai terão oportunidade de realizar o curso em Itapiranga. Alexandre Siqueira comenta que a Marinha deverá ampliar a fiscalização a partir do próximo ano, pois está sendo ofertada a capacitação necessária.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio perde para o Flamengo e volta à zona de rebaixamento do Brasileirão
Propriedade rural é atingida por temporais duas vezes em três dias em Iporã do Oeste
Homem morre e outros dois ficam feridos em colisão frontal na BR-163
Iporã do Oeste decreta situação de emergência após temporais
Homem matou agente de saúde por insatisfação com visitas domiciliares, aponta Polícia Civil
Quase 39 mil unidades consumidoras seguem sem energia na região após temporal
Defesa Civil confirma dois tornados no Oeste; 58 municípios registram estragos
Empresária de SMO relata momentos de desespero dentro de avião durante tornado em Chapecó
Justiça determina transferência de líderes de facção para presídio de segurança máxima após investigação da Polícia Civil de Itapiranga
Bombeiros atendem mais de 400 famílias após temporal em Chapecó
Temporais causam prejuízos superiores a R$ 1 milhão em Santa Helena
Corpo de Bombeiros orienta que moradores não subam em telhados para reparos