Capacitação será exigida para quem explorar diferentes tipos de navegação no Rio Uruguai. O curso será promovido por meio do Departamento do Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos de Santa Catarina. As inscrições já estão disponíveis e seguem até o dia 27 de novembro. O curso de formação de aquaviários, marinheiro fluvial auxiliar de convés e de máquinas - nível 2, é destinado para homens e mulher acima de 18 anos.
Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, Alexandre Siqueira, as aulas serão no quartel do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, no período de quatro a 19 de dezembro, com total de 90 horas de aula para receber o certificado.
O Secretário destaca a grande utilidade para pessoas que trabalham com pesca esportiva, passeio de barcos ou funcionários das barcas em Itapiranga, em Sede Capela, interior de Itapiranga e Mondaí. Alexandre Siqueira observa que a Marinha tem atuação federal e sem restrições para capacitar pessoas de diferentes estados.
O Secretário menciona ainda a projeção de aumento da fiscalização sobre o trânsito de embarcações, desde barcos que realizam o transporte de pessoas, além do aumento do turismo de passeios e de pesca esportiva no Rio Uruguai. Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, Alexandre Siqueira cita que o curso se destina ao preparo de profissionais para ingresso no transportam passageiros, conforme limites estabelecidos nas Normas e Procedimentos para as Capitanias.
O Processo Seletivo para admissão no Curso de Formação de Aquaviários, é estabelecido a partir do Programa do Ensino Profissional Marítimo. Serão disponibilizadas 16 vagas. Podendo participar candidatos de ambos os sexos, desde que apresentem toda documentação relacionada.
De acordo com o Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, Alexandre Siqueira, normalmente estas capacitações ocorrem em cidades do litoral e agora as pessoas envolvidas em navegações no Rio Uruguai terão oportunidade de realizar o curso em Itapiranga. Alexandre Siqueira comenta que a Marinha deverá ampliar a fiscalização a partir do próximo ano, pois está sendo ofertada a capacitação necessária.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado