Mais de 33 milhões de eleitores voltam às urnas neste domingo (27) para escolher prefeitos e vices de 51 cidades brasileiras. O segundo turno das eleições mobiliza moradores de 15 capitais do país e outros 36 municípios do interior.
Em Santa Catarina, nenhuma das três cidades com eleitorado suficiente para eleição em dois turnos — Joinville, Florianópolis e Blumenau — terá disputa decidida no segundo turno. É a primeira vez isso ocorre desde 2000 e a segunda desde a criação do sistema de escolha em duas votações.
No total, 33.996.477 eleitores estão aptos a retornar às urnas neste domingo. O maior município com decisão em segundo turno é São Paulo, maior cidade da América Latina, onde o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), busca a reeleição contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), candidato do presidente Lula (PT). Somente na capital paulista são 9,3 milhões de eleitores, pouco mais de um quarto do total de eleitores que vão às urnas neste domingo.
Depois de São Paulo, Belo Horizonte (BH), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Curitiba (PR) têm os maiores eleitorados entre as cidades que vão às urnas neste segundo turno. Já Palmas, capital do Tocantins, terá segundo turno pela primeira vez na história da corrida pela prefeitura. A cidade chegou neste ano a 209 mil eleitores.
De todas as cidades, a que tem o menor eleitorado no segundo turno deste ano é Imperatriz (MA), onde há 201.099 eleitores aptos a votar neste domingo, levemente acima do limite mínimo de 200 mil eleitores para que a disputa seja decidida em duas voltas.
Fonte: Portal Peperi
Assemit defende liberdade em nota contra suposta lista de boicote de empresas de Itapiranga
Projeto Legislativo na Escola apresenta demandas ao Executivo de Itapiranga
Barra Bonita terá mutirão para castração de 112 cães e gatos em novembro
“Meu governo é de direita e espero ser atendido pelo governo federal”, afirma Zanardi
Beto Ruschel leva projeto de música e literatura a quatro escolas de SMO
PRF inicia Operação Finados nesta sexta com reforço na fiscalização em SC
Família é mantida refém em quarto durante assalto em Maravilha
Motocicleta furtada em Campo Erê é recuperada em Francisco Beltrão
Operação contra o PCC cumpre mandados em SMO e outras cidades de SC
Mulher aciona botão do pânico após ter casa arrombada em SMO
Guaraciaba convida população para discutir prioridades da educação municipal
Colisão frontal entre carro e motocicleta deixa mulher gravemente ferida na SC-157