Foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com vetos, o projeto com mudanças na Lei da Ficha Limpa. No limite do prazo legal, que terminava nesta segunda-feira, 29, Lula vetou o trecho que reduzia o tempo de inelegibilidade de políticos. As informações são do O Globo.
O presidente seguiu as recomendações da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Ministério da Justiça para vetar o trecho, que permitia a retroatividade dos efeitos da mudança na lei para condenações que já aconteceram.
O projeto havia sido aprovado pelo Senado no início de setembro. Atualmente, o prazo de inelegibilidade é de oito anos, com a contagem sendo feita, para políticos condenados que exercem algum cargo, a partir do fim do mandato e do cumprimento da pena. A mudança queria antecipar o começo dessa contagem, valendo a partir da condenação.
A única exceção seria em casos de crimes contra a administração pública, em que a contagem continuaria a partir do cumprimento da pena.
Outro veto foi feito na alteração do início da contagem a partir de uma representação eleitoral por abuso de poder econômico ou político. Com as mudanças na Lei da Ficha Limpa, a contagem começaria a partir da eleição em que o crime foi registrado.
O Palácio do Planalto afirmou, em nota, que os vetos feitos por Lula “buscam garantir o respeito a isonomia, a segurança jurídica e a coisa julgada, assim como se baseiam em julgados consolidados do Supremo Tribunal Federal”.
Para que o Congresso derrube o veto de Lula, é necessário que ao menos 257 deputados e 41 senadores votem a favor pela derrubado.
Fonte: Portal Peperi
Inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional seguem até segunda em SMO
Homem cai de plataforma de trator e é levado ao hospital em Mondaí
Prefeitura de SMO orienta moradores sobre pontos de descarte de lixo eletrônico
Sindicato orienta agricultores a não deixar declaração do ITR para os últimos dias
Estudo aponta 424 construções em áreas com restrições ambientais em SMO
Conselho aprova mudanças no trânsito em ruas de São Miguel do Oeste
Jovem fica ferido ao colidir moto em poste no interior de Riqueza
TSE começa a enviar notificações pelo e-Título nesta quinta-feira
Copom reduz taxa Selic de 14% para 13,75% ao ano
Governo Trump acusa Brasil de falhar no combate ao PCC e CV
Ação da PM resulta na apreensão de drogas e prisão de quatro pessoas em São Miguel do Oeste
Adolescente cai de bovino em Cunha Porã e é levada ao hospital