O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta sexta-feira, 24, para realizar procedimentos médicos na cabeça e no punho. Conforme a assessoria, o chefe do Executivo receberá alta ainda hoje.
Lula fará uma cauterização de uma queratose (acúmulo de pele) na cabeça e uma infiltração no punho para tratar tendinite no polegar direito.
Acompanhado pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, os dois procedimentos são considerados simples e serão feitos ainda pela manhã. A agenda do presidente está esvaziada nesta sexta-feira.
Segundo a assessoria de imprensa do Planalto, os tratamentos não exigem preparo prévio ou repouso pós-cirúrgico.
Lula chegou em São Paulo na noite de quinta-feira, 23, mas ainda não é possível afirmar quando o chefe do Executivo retornará a Brasília: se será no domingo, 26, ou na segunda-feira, 27.
Cirurgias de Lula
A queratose é considerada uma alteração da camada mais superficial da pele (camada córnea), com hipertrofia e aspecto escamoso ou verrucoso. Há três tipos da condição: a queratose actínica, a seborreica e a folicular.
A actínica surge normalmente em áreas expostas ao sol como face, orelhas, couro cabeludo (em calvos), colo, dorso das mãos e antebraços. Quando localizada nos lábios, são chamadas queilite actínica.
A CNN conversou com a dermatologista Ana Carolina Sumam, que explica que este é o tipo mais preocupante. "A queratose que mais nos preocupa é a queratose actínica, pois ela pode evoluir para câncer de pele. Trata-se de uma lesão diretamente relacionada à exposição solar acumulada ao longo da vida."
Indivíduos com pele mais clara, cabelos loiros ou avermelhados e olhos claros, como os azuis ou verdes, tendem a ter maior propensão ao surgimento dessas lesões. Elas geralmente se manifestam como manchas avermelhadas ou levemente amarronzadas, com uma textura áspera.
Já a queratose seborreica é uma alteração cutânea não-maligna, normalmente de formato circular ou assimétrico, com tonalidade que varia do castanho ao marrom-escuro ou preto, e superfície de aspecto verrucoso. Surge com maior frequência na face e no tronco, podendo aumentar de tamanho e tornar-se mais saliente. Em geral, está associada a fatores genéticos.
Por fim, a queratose folicular manifesta-se por meio de pequenas máculas avermelhadas ou esbranquiçadas, observadas sobretudo nos braços, pernas, nádegas e bochechas. Elas são decorrentes do acúmulo de queratina nos folículos pilosos e deixam a pele com uma textura áspera e seca. Costuma atenuar-se com o passar dos anos, havendo indícios de predisposição genética.
Sintomas
A queratose pilar pode surgir em qualquer fase da vida, sendo mais frequente na infância. Entre as manifestações mais comuns, destacam-se:
- Pequenas elevações indolores, geralmente localizadas na face externa dos braços, coxas, bochechas ou nádegas;
- Pele seca e de textura áspera nas regiões afetadas;
- Tendência de agravamento em períodos de clima mais seco ou com baixa umidade do ar;
- Aspecto de "lixa" ao toque, semelhante à pele arrepiada
Fonte: CNN Brasil
Deputado do PT denuncia falhas em georreferenciamento rural e cobra investigação
Câmara de SMO aprova em 1º turno projeto que moderniza inspeção de produtos de origem animal
Polícia Rodoviária reforça fiscalização contra autopropelidos na SC-163 entre Iporã e SMO
SAMU integra programa Saúde é Tudo promovido em Itapiranga
São Miguel lidera oferta de empregos no Oeste com 359 vagas abertas pelo Sine
Filhote de buldogue que ingeriu mais de 50 pedras de crack em SC tem piora e precisará de UTI
Menino de 4 anos morre após ser atacado por cachorro rottweiler do vizinho em Chapecó
Homem é preso por porte ilegal de arma e munições de uso restrito em Riqueza
Conta bancária da cidade dos bilionários é invadida e recursos são desviados em SC
Homens invadem casa e esfaqueiam dois irmãos em SMO
Hemosc precisa com urgência de doação de sangue
INSS começa a pagar 13º antecipado nesta sexta-feira