O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste sábado, 10, o envio de 40 toneladas de insumos e medicamentos de hemodiálise para a Venezuela, parte de uma ação humanitária após a destruição do principal centro de distribuição de medicamentos do país vizinho em um ataque militar dos Estados Unidos no início deste mês.
Segundo o Ministério da Saúde, os materiais — que incluem medicamentos de uso contínuo, filtros, linhas arterial e venosa, cateteres e soluções essenciais ao tratamento renal — foram reunidos por meio de doações de hospitais universitários, filantrópicos e instituições públicas brasileiras.
A remessa tem como objetivo restabelecer os estoques do sistema de saúde venezuelano, especialmente para atender cerca de 16 mil pacientes que dependem de hemodiálise e estariam desassistidos após a destruição do maior centro de distribuição na cidade de La Guaira.
Lula escreveu em sua conta na rede social X que a iniciativa visa “criar condições para paz, prosperidade e estabilidade” na Venezuela, ressaltando a importância da solidariedade regional em um momento de crise.
Em comunicado oficial, o ministro da Saúde Alexandre Padilha destacou que a doação não compromete os estoques ou o atendimento aos cerca de 170 mil brasileiros que realizam diálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O governo brasileiro informou ainda que, além das 40 toneladas já enviadas, está previsto o encaminhamento de mais 60 toneladas de medicamentos e insumos nas próximas semanas, totalizando 100 toneladas destinadas à população venezuelana.
Os materiais estão sendo despachados a partir do Centro de Distribuição de Insumos e Medicamentos do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), e serão entregues ao sistema de saúde venezuelano conforme a capacidade logística de transporte e distribuição.
A ação ocorre em meio à intensificação das tensões na região após a operação militar dos Estados Unidos em Caracas, que resultou na destruição de infraestruturas e na captura do líder venezuelano Nicolás Maduro, segundo relatos de agências internacionais.
Fonte: Portal Peperi
Prefeitura repudia vandalismo na Praça Reinoldo Ruschel
UNISEP abre inscrições para o Vestibular 2027 com novos cursos e opções de bolsas
Paróquia São Miguel Arcanjo prepara almoço, bingo e matinê para festa do padroeiro
São Miguel do Oeste destina 4,5 toneladas de resíduos e 2,4 mil lâmpadas fluorescentes
Polícia cumpre mandado em Chapecó durante operação contra extorsão digital
Desembargadoras de SC participam de homenagem à ministra Cármen Lúcia
CDL projeta mais de 15 mil visitantes nos três dias do Liquida São Miguel
São José do Cedro prepara leilão de lotes no parque industrial para atrair novas empresas
Mutirão mobiliza voluntários para limpeza do cemitério de Itapiranga
Anchieta reforça investimentos na educação e valorização dos profissionais
Transferência de embriões em gado de corte atinge nova fase em Itapiranga
Após mais de um ano, pórtico de Itapiranga deve ser instalado nos próximos dias