A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) lançou neste mês um novo canal digital que promete facilitar a vida de quem deseja abrir um negócio agora, o processo de formalização de empresas pode ser feito diretamente pelo WhatsApp.
O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, participou do programa Peperi Entrevista nesta quarta-feira, 13, e explicou como o sistema vai funcionar. “A proposta é descomplicar a jornada de quem quer empreender. O WhatsApp é um canal acessível e direto”, afirmou.
Durante a conversa, Baldissera detalhou que o empreendedor pode iniciar um atendimento automático pelo aplicativo de mensagens, selecionar o serviço desejado e, a partir disso, responder às perguntas do sistema. Ao final, o próprio sistema emite o documento solicitado.
Além da abertura de empresas, o canal também permite a emissão de certidões simplificadas e consultas a processos. Na primeira semana de funcionamento, o sistema já registrou mais de 70 interações e resultou na abertura de 12 empresas pelo aplicativo.
Somente micro e pequenas empresas, por enquanto
Nessa fase inicial, o novo canal atende apenas CNPJs de micro e pequeno porte, como empresários individuais e sociedades limitadas unipessoais. Segundo Baldissera, outros serviços serão incluídos nos próximos meses.
A inovação faz parte de um esforço da Jucesc para modernizar e digitalizar os atendimentos. A Junta também tem apostado no uso de inteligência artificial, especialmente na análise de documentos, identificação de inconsistências e priorização de processos.
Ambiente favorável ao empreendedorismo
Santa Catarina vem registrando números expressivos na abertura de novos negócios. No primeiro semestre de 2025, o estado teve 154.733 empresas abertas — um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2024. “É resultado direto da modernização dos serviços e da confiança no ambiente empreendedor catarinense”, disse Baldissera.
Fonte: Portal Peperi
Rotary Club Arcanjo é oficialmente inaugurado em São Miguel do Oeste
Mobilização conscientiza população sobre os direitos da pessoa idosa em São Miguel do Oeste
Karatê de Campo Erê conquista sete pódios no Campeonato Paranaense
Campus da Universidade Federal no Extremo Oeste deve ter definição em até 60 dias
Governo de SC quer ampliar ensino em tempo integral para corrigir atrasos no aprendizado entre séries
SC divulga abertura de inscrição no programa Mais Verde
Caminhão atinge postes, tomba e motorista é encontrado morto em Seara
Itapiranga anuncia novidades na programação da 47ª Oktoberfest
Lar Legal Rural muda cenário para produtores, mesmo registrando atraso para regularizações
Ônibus com time de basquete de escola capota e deixa 7 mortos no Ceará
Câmara aprova moção para ampliar práticas integrativas de saúde em SMO
SC bate recorde de transplantes de rim e lidera indicadores de doação de órgãos