A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) lançou neste mês um novo canal digital que promete facilitar a vida de quem deseja abrir um negócio agora, o processo de formalização de empresas pode ser feito diretamente pelo WhatsApp.
O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, participou do programa Peperi Entrevista nesta quarta-feira, 13, e explicou como o sistema vai funcionar. “A proposta é descomplicar a jornada de quem quer empreender. O WhatsApp é um canal acessível e direto”, afirmou.
Durante a conversa, Baldissera detalhou que o empreendedor pode iniciar um atendimento automático pelo aplicativo de mensagens, selecionar o serviço desejado e, a partir disso, responder às perguntas do sistema. Ao final, o próprio sistema emite o documento solicitado.
Além da abertura de empresas, o canal também permite a emissão de certidões simplificadas e consultas a processos. Na primeira semana de funcionamento, o sistema já registrou mais de 70 interações e resultou na abertura de 12 empresas pelo aplicativo.
Somente micro e pequenas empresas, por enquanto
Nessa fase inicial, o novo canal atende apenas CNPJs de micro e pequeno porte, como empresários individuais e sociedades limitadas unipessoais. Segundo Baldissera, outros serviços serão incluídos nos próximos meses.
A inovação faz parte de um esforço da Jucesc para modernizar e digitalizar os atendimentos. A Junta também tem apostado no uso de inteligência artificial, especialmente na análise de documentos, identificação de inconsistências e priorização de processos.
Ambiente favorável ao empreendedorismo
Santa Catarina vem registrando números expressivos na abertura de novos negócios. No primeiro semestre de 2025, o estado teve 154.733 empresas abertas — um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2024. “É resultado direto da modernização dos serviços e da confiança no ambiente empreendedor catarinense”, disse Baldissera.
Fonte: Portal Peperi
Mulheres são flagradas com medicamentos contrabandeados na SC-157
Seminário abre programação da 2ª Exponobe com foco na bovinocultura leiteira
Homem sofre tentativa de homicídio em supermercado de Maravilha
Moradora de São Lourenço do Oeste é presa no Ceará por crime de roubo
Ratinho comenta polêmica com Erika Hilton e avisa: "Eu não vou mudar"
Polícia investiga se há relação entre morte de gaúcha e corpo encontrado esquartejado em mala em praia de Florianópolis
Colheita de pinhão segue proibida em Santa Catarina até abril
Imagens aéreas mostram danos causados por temporal em São Domingos
Contribuintes têm até 20 de março para regularizar dívidas em São Miguel do Oeste