Itapiranga faz parte de um cenário favorável que estabeleceu para Santa Catarina um recorde de produção de suínos, aves e gado de corte. Foi o melhor resultado desde 2014 na produção de frango. O município registra crescimento superior ao registrado no estado. Segundo o Analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri, o itapiranguense Alexandre Giehl, em 2025, Itapiranga, produziu 418 mil suínos para o abate nas agroindústrias. Uma alta de 4,2% em comparação ao ano anterior, o dobro do crescimento estadual.
O Analista informa que o município ocupa a sexta posição no ranking estadual, perdendo apenas para municípios maiores e tradicionais na suinocultura como Videira, Concórdia e São Carlos.
No ano passado Itapiranga produziu 17 milhões de aves e registrou aumento de 17,3% em comparação a 2024. O crescimento é bem acima da média estadual, de 2,7%. Itapiranga ocupa a 12ª colocação no ranking estadual de produção de frango.
Nas atividades de maior impacto na economia do agronegócio, o gado de corte teve o menor crescimento no município, com abate de 4.200 bovinos em 2025. De acordo com o Analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri, Alexandre Giehl, na criação de gado, Itapiranga cresceu menos que a média estadual, pois o ponto forte do município é a produção de leite. Já o crescimento estadual faz maior referência ao gado de corte.
O cenário para a produção de proteína animal é positivo para 2026. Santa Catarina e o Brasil devem manter crescimento constante de exportações.
“Três fatores principais que estão por trás desse crescimento. O primeiro, e que mais se expressa, é o crescimento das exportações. A gente teve recorde de exportações no ano passado. Mas, além disso, a gente teve um outro fator que contribuiu bastante, foi o mercado interno, que mostrou aquecido durante praticamente todo o ano. E também tivemos bons indicadores socioeconômicos, principalmente o PIB e o emprega” explica o Analista.
Conforme o Analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri, para 2026 as perspectivas são favoráveis com bom volume de exportação e mercado interno aquecido. Giehl considera que o produtor vive uma situação animadora, especialmente na produção de carnes.
O preço da carne de gado possui tendência de manter elevação. Segundo o Analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri, o ano de 2026 tem perspectivas favoráveis com bom volume de exportação e consumo interno elevado.
Alexandre Giehl destaca a possibilidade de alta no preço da carne bovina. “O cenário provoca um aumento na procura pela carne de frango e suíno, favorecendo estas atividades” afirma. O Analista também aponta como fator positivo para o agronegócio, a boa safra de grãos.
O custo de produção teve leve alta em suínos e frangos, porém sem impactar no faturamento.
Fonte: Portal Peperi
Confira fotos e bastidores do debate da Peperi com candidatos ao Senado
Saer/Fron transfere idoso de Itapiranga para Hospital de Chapecó
Liquida Cedro movimenta Parque de Exposições e reúne comércio local
Cheia do Rio Uruguai interdita pontes e balsa continua sem travessia em Itapiranga
Jantar Alemão tem grande público na KerbFest de Iporã do Oeste
Temporais atingem 37 municípios e sete decretam situação de emergência em SC
Tornado mata agricultor e destrói casas em Misiones, na Argentina
Candidatos ao Senado apresentam propostas sobre dez temas durante debate da Peperi
Candidatos ao Senado se apresentam no primeiro bloco do debate da Peperi
Começa debate da Rede Peperi com candidatos ao Senado por SC
Rio Uruguai ultrapassa 8 metros e para balsa na madrugada em Itapiranga
Mendonça diz que acesso a dados de celular de Vorcaro pode comprometer investigação