A procura por sementes de milho em Itapiranga é considerado baixo. O volume é praticamente metade de anos anteriores. A informação é do Extencionista da Epagri de Itapiranga, agrônomo Marcelo Rohden. De acordo com ele, o município registra a menor procura por parte dos produtores rurais nos últimos anos.
Até o momento foram entregues apenas 2.500 sacas, enquanto em anos anteriores já atingiu a cota de aproximadamente 5.000 sacas.
O Extencionista aponta como fatores pela baixa procura por sementes de milho, o alto custo de produção e a redução de cultivo de milho destinado a colheita em grão. Segundo o agrônomo, também está ocorrendo maior concentração na produção de leite e pequenas lavouras deixam de ser usadas para o plantio de milho.
Marcelo Rohden também relata que os agricultores buscam alternativas para silagens de outros culturas, como Sorgo e graminhas perenes que exigem menor tecnologia e investimento mais acessível. Rohden lembra que o Programa da Secretaria de Estado da Agricultura, o Terra Boa Sementes de Milho prossegue até 30 de novembro e Itapiranga ainda possui conta disponível.
O Extencionista elogia a preocupação dos produtores rurais em melhor aproveitamento das áreas de plantio com aumento nos pedidos de calcário, um recorde em Itapiranga. O agrônomo compara que uma lavoura de milho que custa 100 sacas por hectare, precisa de pelo menos 150 sacas de produção para proporcionar lucratividade.
A alta produtividade é fator importante para compensar investimento em lavouras de milho. Conforme o agrônomo da Epagri, a equipe técnica é importante para análise e correção de solo. Marcelo Rohden avalia que a parceria entre governo estadual, secretarias municipais da agricultura e Cooper A1 permitem acesso mais fácil ao calcário e isso tem sido fundamental para melhor aproveitamento das áreas de plantio.
O extencionista manifesta preocupação com as baixas temperaturas que ocasionam atraso no desenvolvimento em média de 15 dias e isso reduz a estatura das plantas. Rohden reforça que causa preocupação e o clima está desafiando as culturas de verão.
Fonte: Portal Peperi
Jovem morre após ser jogada sem cordas durante salto de rope jump no interior de SP
Casal fica ferido em saída de pista e capotamento na SC-305
Vini Jr. marca golaço, mas Brasil só empata com Marrocos na estreia da Copa
Homem é socorrido com grave ferimento por arma branca em SMO
Resolut Odontologia avançada é destaque no Empresas e Empresários
Ação no Calçadão conscientiza população sobre o combate à violência contra a pessoa idosa em São Miguel do Oeste
Itapiranga amplia atrações no Dia D no centro da cidade
Peperi Debates discute redução da maioridade penal
São João do Oeste elabora projetos de cinco escolas para plano de contingência estadual
PM apreende mais de 118 quilos de maconha e medicamentos contrabandeados em Palma Sola
Homem ameaça dentista após negativa de atestado retroativo em São Bernardino
Fórum estadual debate políticas públicas e controle populacional de animais em Santa Catarina