Itapiranga possui mais de 80 professores para escolha de diretor. O processo democrático ocorre ainda este ano em educandários do município.
Segundo a Coordenadora Pedagógica da Secretaria da Educação, Cintia Klein, são entre 80 e 90 professores efetivos que inicialmente estão aptos para apresentarem plano de gestão escolar. Ela destaca que o Plano de Gestão é destinado para servidor efetivo. Entre as exigências estão: não ter sofrido condenação civil, possuir a disponibilidade de carga horária e não ter mais de cinco faltas sem justificativa nos últimos três anos. Após a inscrição, o plano passa por avaliação da comissão municipal de gestão para obter a homologação.
São 12 escolas da rede municipal de ensino de Itapiranga que terão escolha para diretor ainda neste ano. O município concluiu todo processo de aprovação de lei e adequações ao Plano Nacional e Plano Municipal para a Gestão Democrática.
A comunidade escolar passa ter autonomia na escolha de seu representante como diretor da unidade educacional. Conforme a Secretária da Educação, Elaine Mueller, o projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores incluindo alterações feitas no Legislativo para ampliar as opções de profissionais efetivos com possibilidade de assumir a direção. A Secretária é otimista para adesão dos profissionais da educação. Caso alguma escola não tenha elaboração do projeto, será feita a indicação de uma pessoa para ocupar o cargo.
Elaine Mueller alerta que são vários critérios para aprovação dos candidatos, incluindo conduta interna e externa ao ambiente escolar. A Secretaria prepara o edital com todos os critérios, datas a serem seguidas e procedimentos para a Gestão Democrática. A eleição será feita pela comunidade escolar, com votos dos profissionais dos educandários e das famílias. Os alunos não participam por ter apenas duas escolas com alunos de séries finais do ensino fundamental.
Elaine Mueller informa ainda que o diretor escolhido será nomeado pelo Prefeito Alexandre Ribas e inicia a gestão em 2023. A eleição é válida para quatro anos, concluindo no final de 2026. Elaine enfatiza que os gestores escolares sempre fizeram o melhor trabalho possível. A alteração é necessária para adequações da legislação nacional. A rede estadual já possui este sistema de Gestão democrática.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã