O Cartório Eleitoral de Itapiranga possui mais de 600 justificativas de eleitores que não votaram neste ano. A 65ª zona eleitoral registra grande procura de pessoas em busca de regularização de seus compromissos. O prazo para justificar o voto é de 60 dias após a eleição, ou seja, para quem deixou de votar no primeiro turno, o limite é 5 de dezembro. Já quem reside em cidades que tiveram segundo turno e não votou, precisa justificar até 7 de janeiro.
Conforme a Chefe do Cartório Eleitoral de Itapiranga, Nataly Canaan, quem justificar a ausência nas eleições deste ano, ficará isento da multa prevista para quem não comparece na urna. Ela destaca que entre as principais justificativas que surgem no cartório eleitoral é de eleitores que não residem mais no município. Também é comum eleitor que reside em Itapiranga, mas vota em outro estado. Outra justificativa que aparece com frequência é de estar em viagem no dia da eleição.
Justificativa de ausência nas eleições pode ser presencial ou online. A Chefe do Cartório, Nataly Canaan considera que a regularização é fácil de ser feita, pois é possível realizar a justificativa pela internet. O Cartório eleitoral vai ter a reabertura de cadastros a partir de 5 de dezembro. De acordo com Nataly Canaan, a equipe vai retomar o ritmo normal de trabalho com alistamento eleitoral ou qualquer alteração no título.
O atendimento ocorre das 12h até as 19h. Ela também alerta para o recesso da justiça eleitoral, que vai ocorrer de 20 de dezembro até 6 de janeiro. O Cartório de Itapiranga conta com dois servidores e uma estagiária para atendimento ao público.
Fonte: Portal Peperi
Quatro pessoas morrem em grave acidente na SC-305 entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste
Vereador aponta atraso em projetos de infraestrutura em Itapiranga
Itapiranga possui 50 famílias que podem ter Bolsa Família bloqueado por falta de cadastro atualizado
Justiça do Trabalho suspende demissões da Casas Bahia
Vazamentos no Centro de São José do Cedro entram em fase de reparo final
Centro dos Idosos escolhe Casal da Primavera para representar São José do Cedro
São Miguel inicia mutirão gratuito para castração de 250 cães e gatos
TCE/SC capacita municípios do Oeste para fiscalizar obras de asfalto
El Niño pode elevar preços de alimentos em SC nos próximos meses
Contran aprova novas regras para fiscalização da Lei Seca
Romelândia registra 40 focos do Aedes aegypti em 2026
Soberanas realizam entrega de cartaz de divulgação da 47ª Oktoberfest