O Programa de Água Pública em 100% do território de Itapiranga exige uma grande estrutura. São 17 veículos, 26 servidores públicos e orçamento mensal de aproximadamente R$ 650 mil.
Conforme o Diretor de Água e Esgoto da Prefeitura, Osmar Mueller, o município possui mais de mil quilômetros de tubulação para distribuição de água na cidade e interior. Uma das prioridades, desde o ano passado foi a renovação da frota para reduzir custos de manutenção e agilizar a prestação dos serviços. Já foram entregues quatro motos novas e quatro carros para diferentes funções.
O Diretor informa que nos próximos dias estará disponível mais uma caminhonete Fiat Strada. O Setor ainda possui um caminhão caçamba e uma retroescavadeira para serviços de manutenção da rede de distribuição de água.
De acordo com Mueller, o sistema possui cinco estações de tratamento, sendo uma na cidade e quatro no interior. O investimento é elevado em análises constantes do tratamento e qualidade da água. Algumas avaliações são feitas em laboratórios em outros estados.
Para garantir equilíbrio nas receitas e despesas, o setor de Água e Esgoto também necessita notificar e até suspender o fornecimento de água aos consumidores em atraso com o pagamento. Osmar Mueller lembra que no período de estiagem aumentou o consumo de forma considerável e vários consumidores tiveram dificuldades para manter o pagamento atualizado. O Diretor observa que é possível negociar o parcelamento das dívidas no setor de tributos da prefeitura.
Itapiranga elaborou um projeto para ampliar a capacidade de tratamento de água na cidade. O atual sistema está no limite de sua capacidade. De acordo com o Diretor de Água e Esgoto, Osmar Mueller, a hidráulica ao lado da prefeitura possui capacidade de tratamento de 200 metros cúbicos por hora. O projeto que está sendo elaborado prevê uma Estação de Tratamento Compacta e com capacidade de até 400 metros cúbicos por hora. Segundo o Diretor, isso permitiria garantir disponibilidade de água para atender o aumento de demanda por até 30 anos.
O município também está investindo em substituição de canos antigos que geram frequentes problemas. Uma nova tubulação é de material mais resistente e que vai proporcionar redução no desperdício de água com os vazamentos.
Fonte: Portal Peperi
Programa Viva Bem do Hospital Regional destaca a nova Unidade de Terapia Intensiva
Prefeitura encaminha à Câmara projeto que cria o programa Valoriza Comunidade em SMO
Acidente entre carro e moto deixa dois jovens gravemente feridos na SC-492
Polícia descarta prisão e investiga morte de criança de 4 anos atacada por rottweiler em SC
Estudante de medicina de SC assassinada no Paraguai queria ser pediatra e mãe
Motorista foge da PM e abandona carro com quase 100 kg de maconha em Campo Erê
Circuito FIESC chega a SMO para aproximar indústrias e sindicatos do Extremo Oeste
Tiros e confusão em bar mobilizam PM no centro de Maravilha
Homem é preso por tráfico de drogas em Maravilha
Homem é preso ao agredir companheira no centro de SMO
Homem é preso por agressão e ameaça contra companheira em SJCedro
Adolescente é flagrado pilotando ciclomotor irregular e veículo é apreendido em SMO