As equipe de saúde enfrentam um grande desafio diante de tantas campanhas de vacinação e atualização do sistema vacinal. Covid, Influenza e Dengue são doenças que afetam a região e causam preocupação.
De acordo com a Enfermeira da Secretaria da Saúde de Itapiranga, Jacqueline Hermes, o calendário de vacinação desta semana inicia com vacinação da Gripe para idosos acima de 60 anos nesta segunda, 18, e terça-feira, 19. Ela lembra que na parte da manhã segue a vacinação de rotina e a tarde ocorrem as campanhas.
Para quarta-feira, 20, segue a mobilização na Unidade de Saúde Fronteira com vacinação contra a Covid da primeira e segunda dose para crianças acima de cinco anos. Na quinta-feira, 21, é feriado nacional de Tiradentes e sexta-feira, 22, estará disponível a segunda dose para crianças e adultos.
A enfermeira Jacqueline Hermes diz que é preciso estar atento ao calendário vacinal, pois os sintomas são parecidos de gripe e Covid e ainda tem a Dengue que também confunde. A enfermeira observa que a Campanha contra a Influenza foi antecipada, sendo que em abril a prioridade é para pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde. Em maio terá prioridade para novos grupos conforme for estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Jacqueline diz que o município já iniciou a quarta dose da Covid para idosos acima de 80 anos, porém, a procura é considerada baixa. Essa dose também está disponível para quem faz uso de medicação especial, pacientes de hemodiálise e pessoas acamadas, em que a equipe realiza vacinação a domicílio.
Fonte: Portal Peperi
Dois lobos-guará morrem em menos de sete dias em Santa Catarina
São Miguel lidera geração de empregos no Oeste com 382 vagas abertas pelo Sine
Período de inscrições para concurso da Educação de SC termina nesta terça-feira
Câmara de SMO debate em audiência pública déficit habitacional e encaminha grupo para buscar soluções
PF mira esquema de cigarros eletrônicos e celulares contrabandeados em Chapecó
Aeroporto de SMO já tem data para retomada de voos
Idoso confunde pedais e bate carro em loja no centro de SMO
Saída de pista deixa motorista ferida na SC-492 entre SMO e Bandeirante
Três cidades concentram 25% dos acidentes de trabalho registrados em SC
Procura por concursos segue alta na região da Ameosc
Preço do diesel em SC cai pela segunda semana após disparada causada por guerra
Ordem de execução é assinada para pavimentação asfáltica da marginal da BR-163 em SMO