O município de Itapiranga concluiu no final deste ano o primeiro diagnóstico de Vigilância Socioasssistencial. O estudo está previsto na lei orgânica da assistência social, mas o município nunca havia feito. Com o diagnóstico, foi produzido também um relatório sobre violência territorial, entre os meses de janeiro e agosto desde ano, que apontou quais são as localidades e tipos de violência no município.
Conforme a Secretária de Assistência Social de Itapiranga, Simone Felin, os indicadores apontam elevados índices de violência psicológica, física, negligencia e sexual na cidade. Ela comenta que, em porcentagem, durante o recorte do estudo, Itapiranga é a cidade que mais apresenta casos de violência sexual na região, superando São Miguel do Oeste e Pinhalzinho. Simone considera fundamental realizar a leitura dos números e atualizar mensalmente os dados, para manter o planejamento efetivo.
A Secretaria de Assistência Social já projeta ações para os primeiros meses do ano, com ampliação de parcerias com os órgãos de segurança pública. “Nós identificamos uma discrepância de mulheres vítimas de violência que buscam a secretaria em relação aos registros de Polícia Militar e Polícia Civil” explica.
Simone destaca que houve sinalização de ampliação da parceria, também com apoio do Ministério Público.
Outra demanda que é expressiva no município é a de negligencia com idosos. A população está envelhecendo e, com famílias menores, os idosos são deixados de lado. Segundo a Secretária, 25% da população de Itapiranga é composta por pessoas acima de 60 anos e isso demanda de ações contundentes da secretaria para evitar maiores problemas.
Fonte: Portal Peperi
Comércio aposta em promoções e registra movimento intenso no Dia dos Namorados em SMO
Summit Empresarial CDL 2026 atinge 70% dos ingressos vendidos
Polícia mira organização criminosa no Oeste de SC e cumpre 16 mandados de prisão
Mulheres em tratamento de câncer iniciam atividades em grupo em Itapiranga
TJSC investiga possível atentado contra desembargadora de operação que prendeu 17 prefeitos
PM apreende garrafas de vinho em ação contra o descaminho em Dionísio Cerqueira
Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste
Mário Motta consegue assinaturas suficientes para instalar CPI do cão Orelha na Alesc
El Niño é oficialmente confirmado e pode ser um dos mais intensos desde 1950
Eduardo sugere nome de deputada catarinense como vice de Flávio Bolsonaro
Identificado detento encontrado morto em presídio de São Miguel do Oeste
Coreia do Sul vira contra a Tchéquia e estreia com vitória na Copa do Mundo