A administração municipal de Iporã do Oeste realizou, na manhã da última segunda-feira, 21, a entrega de três novas máquinas agrícolas para grupos de produtores rurais do município.
A ação faz parte de um conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento do setor agropecuário local. As comunidades beneficiadas nesta etapa foram Pavão, São Vendelino e Piraju.
Ao todo, o município conta com 13 grupos organizados, sendo que três já foram atendidos neste ano. Uma quarta máquina também está prevista para ser entregue em breve, com o grupo beneficiado ainda em fase de definição.
Conforme o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Obras, Roque Marx, os equipamentos entregues são distribuidores de esterco líquido com capacidade de 4 mil litros, voltados especialmente para produtores que possuem tratores de menor potência.
As máquinas são provenientes de emendas parlamentares, fruto de articulações da administração municipal. Marx ressaltou que a Prefeitura está em contato com os grupos para identificar outras demandas e garantir que novas emendas sejam direcionadas à aquisição de mais equipamentos, conforme solicitado pelos próprios produtores.
Entre os itens que ainda devem ser entregues nas próximas semanas estão distribuidores de calcário com capacidade para 7,5 toneladas, distribuidores de esterco de 6 mil litros e plantadeiras para pastagens de inverno.
O secretário de agricultura de Iporã do Oeste frisa que o valor médio de cada equipamento varia conforme o modelo, mas, segundo Roque Marx, os distribuidores de esterco custam aproximadamente 50 mil reais, sendo adquiridos por meio de licitação via o sistema CINCATARINA.
Roque Marx reforçou a importância do setor agropecuário para a economia local, que representa cerca de 85% do movimento econômico do município. Segundo ele, é mais do que justo atender as demandas dos produtores.
Marx destaca que os equipamentos nem sempre são viáveis para aquisição individual, mas ao serem utilizados por grupos organizados com pelo menos 10 integrantes, tornam-se uma solução eficiente.
Além da entrega dos equipamentos, o secretário de agricultura frisou que a administração municipal de Iporã do Oeste está comprometida com o acompanhamento e orientação contínua dos grupos beneficiados, afim de garantir com que os equipamentos sejam bem utilizados e tenham uma vida útil longa, que pode chegar a 5 ou até 10 anos.
Fonte: Portal Peperi
PGR defende retirada de sigilo de processo sobre pagamentos de Vorcaro
Mulher morta em Maravilha é identificada; marido é preso suspeito do crime
Som alto termina com equipamentos apreendidos pela PM em São José do Cedro
Motorista de aplicativo morre após colisão na BR-282 em Maravilha
Polícia Civil autua motorista por tentativa de homicídio após colisão na BR-163
Fachin avalia antecipar voto sobre investigação contra Moraes no STF
Comércio de Itapiranga registra um a cada cinco consumidores em situação de inadimplência
Polícia suspeita de incêndio criminoso em veículo em Dionísio Cerqueira
Duas mulheres são presas por tráfico de drogas em SMO
Identificado jovem de 23 anos que morreu em acidente na SC-161 em Romelândia
Polícia Civil investiga feminicídio ocorrido em Maravilha
PM apreende cocaína e prende envolvidos por tráfico em SMO