O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentou o alerta de tempestade para “laranja” e colocou mais de 200 cidades de Santa Catarina sob aviso de tempestade, entre este domingo, 30, e segunda-feira, 1º.
O aviso é válido para as regiões Oeste, Serra, Norte, Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Áreas do Paraná e do Rio Grande do Sul também estão em alerta laranja.
A previsão do tempo indica chuva de entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Conforme o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Demais regiões de SC em alerta amarelo
As demais regiões do Estado estão em alerta amarelo, de “perigo potencial”. O aviso é válido até a noite de segunda-feira.
Há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O risco é baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
O que prevê a Defesa Civil
Santa Catarina terá uma mudança brusca no tempo neste domingo (30). Segundo a previsão da Defesa Civil de Santa Catarina, a manhã de domingo deve ser de sol com temperaturas em elevação e máximas próximas dos 35°C no Extremo Oeste e Oeste, variando entre 28°C e 32°C dos Planaltos ao Litoral.
No final do dia, o calor somado a instabilidades em diferentes níveis da atmosfera fazem com que temporais se formem, com chance de raios, rajadas de vento e queda de granizo, e a possibilidade de chuva intensa em curtos períodos de tempo no leste do Estado. Há risco moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos.
Fonte: Portal Peperi
México vence na estreia da Copa do Mundo 2026
Veja como foi a Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo 2026
Detento tenta fugir durante atendimento odontológico em Maravilha, mas é recapturado minutos depois
Esporte e Cidadania: O Impacto dos 20 Anos de Kickboxing e Muay Thai em Campo Erê
Centro Espírita Seara da Fé celebra 43 anos com programação em SMO
Conferência Regional do Vereador Mirim terá mais de 100 participantes em Tunápolis
Vereadores solicitam estudo para criação de Arena Multiuso no Campo Montese em SMO
Homem fica ferido em queda de moto na ITG-070
Extremo Oeste deve reduzir em até 25% a área de trigo nesta safra, aponta Epagri
Município inaugura Sala do Empreendedor na Acismo no dia 29 de junho
Motociclista fica ferido em colisão no centro de São Miguel do Oeste
Itapiranga inicia debate para regularização de autopropelidos e veículos elétricos