A catarinense Guarani Kerexu Ixapyry, liderança Indígena no Morro dos Cavalos, em Palhoça, foi confirmada na tarde desta quinta-feira, 17, na equipe de transição do governo Lula para tratar da criação do Ministério dos Povos Originários. Presente no grupo de trabalho desde o início das articulações, Kerexu integra e faz parte da Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Para ela, foi mais uma prova de luta do movimento Indígena.
Além de Kerexu, foram anunciados Luis Eloy Terena (Centro-Oeste), Kleber Karipuna (Amazônia), Weibe Tapeba e Ysso Truka (Nordeste). A inclusão deles na equipe de transição atende a uma pressão da Apib. Os novos nomes não têm atuação política no Congresso Nacional.
Keruxu já tinha sido indicada para equipe que debate e produz subsídios para elaboração do relatório final da transição, junto com o também catarinense Hyral Moreira, Guarani de São Miguel, em Biguaçu. Os dois permanecem em Brasília.
Fonte: Portal Peperi
Morre Jacob Klagenberg, figura importante da Safrita e Papai Noel de Itapiranga
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas em SMO
Colisão entre camionetas deixa homem ferido na BR-282, em Paraíso
Atuação de ambulantes em Itapiranga gera preocupação no comércio
Trânsito é totalmente liberado na ponte sobre o Rio Uruguai em Chapecó
Deputado destaca importância de emendas para garantir recursos à região em 2027
PM apreende 24 mil garrafas de cerveja com rótulos falsificados em SC
Câmara aprova projetos para criação de cargos efetivos em Itapiranga
Defesa Civil alerta para temporais severos e vendaval no Extremo-Oeste neste sábado
Estúdio D.A. Dança apresenta espetáculo “O mundo se conta em movimento” em São Miguel do Oeste
Réu é condenado a 13 anos de prisão por acidente que matou jovem na BR-163 em Guarujá do Sul
Advocacia Favero reúne empresários em workshop sobre o fim da escala 6x1