O Boletim da 17ª semana de monitoramento da cigarrinha-do-milho em Santa Catarina aponta aumento de quase 100% na incidência do inseto, em relação à semana anterior. “Isso é esperado nesta época, visto que algumas lavouras estão em período reprodutivo e, devido à altura das plantas, o manejo de insetos é dificultado”, contextualiza Maria Cristina Canale Rappussi Da Silva, pesquisadora da Epagri responsável pelo monitoramento.
O aumento repentino do número de insetos infectados com o espiroplasma do enfezamento pálido é outro ponto que chama atenção. Foi detectado ainda aumento do fitoplasma do enfezamento vermelho.
A pesquisadora relata também que o vírus do mosaico-estriado é o patógeno mais prevalente nas avaliações dos insetos capturados. “Cabe salientar que pouco se sabe sobre os impactos deste vírus no patossistema, pois ele ainda é pouco estudado”, explica.
O ataque de cigarrinhas infectadas com os patógenos dos enfezamentos pode comprometer substancialmente a produção de lavouras de milho. Para acompanhar a situação, foi criado no começo de 2021 o programa Monitora Milho SC. A iniciativa é do Comitê de Ação contra Cigarrinha-do-milho e Patógenos Associados, composto por Epagri, Udesc, Cidasc, Ocesc, Fetaesc, Faesc, CropLife Brasil e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.
Fonte: Portal Peperi
Tornado pode ter registrado ventos de até 300 km/h no RS
Guaraciaba lança campanhas para fortalecer o comércio local no dia 4 de agosto
Homem é preso ao agredir e ameaçar companheira em SMO
PM apreende garrafas de vinho em ocorrência de descaminho em Dionísio Cerqueira
Mulher é presa ao ameaçar familiares com faca em Dionísio Cerqueira
Jovens mortos em acidente na Avenida Willy Barth são identificados
Princípio de incêndio é controlado em padaria de São Miguel do Oeste
Lula sanciona lei que cria Pix Pensão Alimentícia com transferência automática
Hemosc lança Projeto Empresa Solidária para incentivar doação de sangue em SC
Incêndio destrói residência no interior de São José do Cedro
Duas pessoas morrem após moto atingir poste na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste
Internacional sai na frente, mas Flamengo busca empate no Beira-Rio