As autoridades sanitárias de Hong Kong, província autônoma da China, liberaram nesta sexta-feira, 28, as importações de carne de frango do frigorífico da Aurora em Xaxim, Santa Catarina, SC.
As vendas tinham sido suspensas no dia 17 de agosto para a realização de testes que comprovaram a ausência de riscos de contaminação por Covid-19, na carne produzida pela unidade de SC.
A interrupção foi feita logo após a cidade chinesa Shenzhen ter afirmado que detectou o novo coronavírus em um controle de rotina de frango importado do Brasil. De acordo com o número de registro informado, o lote pertencia à planta de Xaxim.
Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a autorização de retomada dos embarques para Hong Kong foi feita pelo Centro para a Segurança dos Alimentos e pelo Departamento para Higiene de Alimentos e Meio Ambiente de Hong Kong, após esclarecimentos do Ministério da Agricultura do Brasil, com o apoio da cooperativa e da própria ABPA.
“A retomada dos embarques comprova a segurança dos produtos brasileiros. O conhecimento técnico-científico prevaleceu. Todos os questionamentos foram esclarecidos”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Suspensão para a China continua
Porém, as exportações do frigorífico da Aurora em Xaxim continuam suspensas temporariamente para a China. A cooperativa manterá a interrupção das vendas até que o caso seja esclarecido junto às autoridades chinesas.
A cooperativa esclarece que somente as vendas da unidade de SC estão suspensas. Os outros frigoríficos da Aurora estão exportando normalmente para a China.
Com a interrupção das vendas da Aurora, o Brasil tem agora 7 frigoríficos que estão com as exportações suspensas para a China, por conta de preocupações com a Covid-19.
São eles:
JBS, de Passo Fundo (RS) – carne de frango;
Minuano, de Lajeado (RS) – carne de frango;
BRF, de Dourados (MS) – carne de frango;
BRF, de Lajeado (RS) – carne suína;
JBS, de Três Passos (RS) – carne suína;
Marfrig, de Várzea Grande (MT) – carne bovina;
Aurora, de Xaxim (SC) - carne de frango.
Desde o início da pandemia, 8 frigoríficos ficaram com as exportações suspensas, mas uma unidade de carne bovina em Mato Grosso teve a autorização restabelecida.
Fonte: Portal Peperi
Mulher fica ferida após ser atropelada na faixa de pedestres no Centro de São Miguel do Oeste
Prefeitura busca formas de ampliar negócios com MEIs de São João do Oeste
UNOESC promove exposição e palestra sobre felinos da fronteira durante o Dia do Meio Ambiente
Prefeitura reforça sinalização viária para aumentar segurança no centro de São José do Cedro
Curso de busca com cães reúne forças de segurança na Praça Central de São Miguel do Oeste
Obras de asfalto na Linha Liso são autorizadas em Guaraciaba
Bairro Andreatta receberá novas obras de pavimentação em São Miguel do Oeste
Prefeitura de SMO autoriza R$ 1,5 milhão em obras de reforma e ampliação em escolas
Polícia Ambiental amplia fiscalização contra a pesca fora do período da piracema
São Miguel promove ação de conscientização contra a violência à pessoa idosa neste sábado
Moção na Câmara pede estudo para construção de Arena Multiuso no Campo Montese
Vereadora solicita estudo para revitalização e melhorias na Avenida Salgado Filho