Um morador de Palmitos, foi condenado na quarta-feira, 3, a três anos, quatro meses e 25 dias de prisão, em regime semiaberto, por maus-tratos a um cachorro mantido acorrentado, sem água, comida ou cuidados básicos. O animal, apelidado de "João", chegou a ser resgatado por voluntários, mas não resistiu e morreu três semanas depois.
A sentença foi resultado de uma denúncia feita pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que considerou a conduta do réu como cruel e reincidente. A Justiça também determinou o pagamento de R$ 4 mil por danos morais coletivos, valor que será destinado ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).
De acordo com o Promotor de Justiça Gustavo Carlos Roman, a indenização tem um papel importante na conscientização da sociedade. “A medida reconhece a gravidade da conduta e contribui para o fortalecimento da causa animal.”
Além da pena de prisão e multa, o réu foi proibido de manter a guarda de qualquer animal, conforme prevê a legislação.
O caso aconteceu no dia 3 de fevereiro de 2024, quando uma equipe da Associação Protetora dos Animais de Palmitos encontrou o cachorro em estado grave de desnutrição e debilidade física, preso em local sem acesso a comida ou água. O cão foi socorrido e levado para atendimento veterinário, mas acabou falecendo devido à gravidade dos maus-tratos.
Mesmo condenado, o homem poderá recorrer em liberdade.
Fonte: Portal Peperi
Governo de SC quer ampliar ensino em tempo integral para corrigir atrasos no aprendizado entre séries
SC divulga abertura de inscrição no programa Mais Verde
Caminhão atinge postes, tomba e motorista é encontrado morto em Seara
Itapiranga anuncia novidades na programação da 47ª Oktoberfest
Lar Legal Rural muda cenário para produtores, mesmo registrando atraso para regularizações
Ônibus com time de basquete de escola capota e deixa 7 mortos no Ceará
Câmara aprova moção para ampliar práticas integrativas de saúde em SMO
SC bate recorde de transplantes de rim e lidera indicadores de doação de órgãos
TJSC abre edital para acordo de precatórios e disponibiliza R$ 36,8 milhões para pagamentos
SC distribui 100 mil pacotes de sementes e amplia projeto de hortas pedagógicas
Santa Catarina passa a monitorar vagas em presídios 24 horas por dia
Serra de SC se 'veste de branco' em amanhecer com mínima abaixo de -3°C