O Hemosc está necessitando com urgência de doações de sangue devido à baixa nos estoques. Conforme o gráfico disponível no site da instituição nesta quinta-feira, 5, o sangue do tipo O negativo (O-), considerado doador universal, está em alerta máximo de falta, identificado pela cor vermelha, o que indica necessidade imediata de reposição.
Além do O-, os tipos O positivo (O+) e A negativo (A-) também apresentam estoque reduzido. As únicas tipagens que estão em nível adequado de armazenamento no momento são B positivo (B+) e AB positivo (AB+).
A doação de sangue O negativo é considerada fundamental, já que pode ser utilizada em qualquer paciente, sendo especialmente necessária em situações de emergência, quando não há tempo para a identificação do tipo sanguíneo.
Segundo o Hemosc, as doações são essenciais para garantir o atendimento a pacientes em emergências, além de possibilitar a continuidade de tratamentos e a realização de cirurgias de maior complexidade.
Para agendar doação de sangue de forma online, basta acessar o site do Hemosc ou entrar em contato pelos telefones dos hemocentros em Santa Catarina.
Confira os números abaixo:
- CHAPECÓ
Telefone para agendar doação de sangue: (49) 3700-6411 ou 6410
- CRICIÚMA
Telefone para agendar doação de sangue: (48) 3444-7410 ou 7430
- JOAÇABA
Telefone para agendar doação de sangue: (49) 3527-2219 ou 2200
- BLUMENAU
Telefone para agendar doação de sangue: (47) 3222-9800
- FLORIANÓPOLIS
Telefone para agendar doação de sangue: (48) 3251-9712 ou 9758
- JARAGUÁ DO SUL (Unidade de Coleta)
Telefone para agendar doação de sangue: (47) 3055-0454
- LAGES
Telefone para agendar doação de sangue: (49) 3289-7011 ou 7015
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã