Um dos mais importantes setores da economia catarinense, o agronegócio também foi afetado pela pandemia de Covid-19. Com o objetivo de manter a competitividade do meio rural e pesqueiro, o Governo do Estado aplicou mais de R$ 36,9 milhões em programas de apoio aos pescadores e agricultores no primeiro semestre de 2020. Além disso, a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural criou novas linhas de crédito e investimentos para fortalecer a cadeia produtiva.
O governador Carlos Moisés destaca que o setor agroindustrial responde por mais de 30% do PIB catarinense e representa uma vitrine do Estado mundo afora, com a qualidade de seus produtos e o status sanitário diferenciado. Ele aponta a necessidade de um apoio constante por parte do poder público para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e estimular a produção.
“Temos um imenso respeito pelos homens do campo e do mar, que ajudam a produzir a comida para a nossa mesa. O Governo do Estado tem investido em programas para melhorar a vida dos nossos produtores. Apenas nos seis primeiros meses deste ano, foram quase R$ 37 milhões em ações nesse sentido. Esse é um compromisso de gestão que iremos manter”, destaca o governador.
Na visão do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa, o investimento é significativo. Ele lembra que 78% da produção agrícola catarinense sai de pequenas ou médias propriedades. Diante desse cenário, as ações do Governo tornam-se ainda mais necessárias, seja por meio da Secretaria ou das empresas vinculadas, como Epagri, Cidasc e Ceasa.
“A maior parte dos recursos vai para a agricultura familiar. O Governo tem feito um trabalho focado nessa visão do pequeno produtor. Com isso, procuramos desenvolver uma variada gama de atividades. Estamos melhorando nossa sanidade animal e vegetal, além da questão da pesca e da maricultura. Queremos melhorar e ter segurança na nossa produção. Esse é o papel da nossa Secretaria”, aponta Gouvêa.
Fonte: Portal Peperi
Natal da Gente 2026 tem abertura oficial com iluminação especial e programação em São Miguel do Oeste
Colisão entre dois carros deixa mulher e adolescente feridos em Saltinho
Chuva volta a causar estragos em Campo Erê e mobiliza equipes da Defesa Civil
Dia D do Homem e da Mulher reúne mais de 150 pessoas em São Miguel do Oeste
Cacau Show é destaque no programa Empresas e Empresários deste sábado na Rádio Peperi
Peperi Debates analisa cenário político e desafios dos novos mandatos para os próximos quatro anos
Acidente na SC-157 deixa três feridos em Novo Horizonte
14º RC Mec de São Miguel do Oeste mobiliza tropas para auxiliar famílias atingidas por tornado em Chapecó
Caminhonete furtada é interceptada pela PM na BR-163 em Dionísio Cerqueira
Motocicleta é furtada e PM realiza buscas em Guarujá do Sul
Bicicleta é furtada de estabelecimento comercial no Centro de Dionísio Cerqueira
Dois homens são detidos com carga de cigarros paraguaios no interior de Guarujá do Sul