O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), assinou convênio de R$ 2,9 milhões com a Prefeitura de Dionísio Cerqueira para obras no Aeroporto do município. Os recursos serão investidos na implantação de equipamentos de auxílio à navegação, como melhorias na iluminação, casa de força (KF) e PAPI, sigla em inglês para Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão. O convênio foi assinado nesta terça-feira, 7/10, durante agenda do secretário da SPAF, Beto Martins, na cidade.
“Este é mais um investimento que reforça o compromisso do governador Jorginho Mello em qualificar todos os aeroportos públicos. O Estado já demonstrou isso com os investimentos feitos para a reabertura deste aeroporto, que aconteceu em 2024, e agora estamos assinando este convênio para que as condições de operação sejam aprimoradas ainda mais”, disse Martins.
Um das condições operacionais que será qualificada com os investimentos será a possibilidade de funcionamento do aeroporto durante a noite e até mesmo em dias com tempo mais fechado.
“São investimentos importantes que trarão mais segurança para as aeronaves e para os usuários do aeroporto. Vamos dessa forma ampliar as possibilidades de utilização deste equipamento de infraestrutura que é fundamental para toda a região do Extremo Oeste”, acrescenta a prefeita Bianca Maran Bertamoni.
Desde 2023, o Aeroporto de Dionísio Cerqueira já recebeu R$ 880 mil em investimentos que foram aplicados na conclusão da revitalização da pista. A SPAF também atuou na reabertura do Aeroporto que estava inativo desde 2013 e foi regularizado para operar em julho de 2024. A pista tem 1.376 metros de comprimento por 18 metros de largura.
O município de Dionísio Cerqueira fica a 728 km de distância da capital Florianópolis. Fica localizado na divisa com o estado do Paraná e faz fronteira com a Argentina. Além da aviação executiva, o Aeroporto atende a voos de emergência de segurança, saúde e emergências com pacientes que necessitam de transferências urgentes.
Fonte: Portal Peperi
Prefeitura repudia vandalismo na Praça Reinoldo Ruschel
UNISEP abre inscrições para o Vestibular 2027 com novos cursos e opções de bolsas
Paróquia São Miguel Arcanjo prepara almoço, bingo e matinê para festa do padroeiro
São Miguel do Oeste destina 4,5 toneladas de resíduos e 2,4 mil lâmpadas fluorescentes
Polícia cumpre mandado em Chapecó durante operação contra extorsão digital
Desembargadoras de SC participam de homenagem à ministra Cármen Lúcia
CDL projeta mais de 15 mil visitantes nos três dias do Liquida São Miguel
São José do Cedro prepara leilão de lotes no parque industrial para atrair novas empresas
Mutirão mobiliza voluntários para limpeza do cemitério de Itapiranga
Anchieta reforça investimentos na educação e valorização dos profissionais
Transferência de embriões em gado de corte atinge nova fase em Itapiranga
Após mais de um ano, pórtico de Itapiranga deve ser instalado nos próximos dias