Nesta segunda-feira, 27, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizará um novo revezamento das equipes de Força-Tarefa (FT) para continuar as buscas por vítimas desaparecidas após a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul no início do mês. Esta será a quinta mobilização enviada ao estado vizinho.
Neste contingente, serão mobilizados 12 bombeiros militares, 2 cães de busca, 6 viaturas, um drone e equipamentos específicos para intervenções em áreas deslizadas (IAD). As equipes, provenientes de Balneário Camboriú, Joaçaba, Xanxerê, Curitibanos e Lages, se apresentarão no município de Cruzeiro do Sul por volta das 12h, onde receberão orientações para o planejamento das buscas. O foco permanece na localização de pessoas desaparecidas devido às enxurradas e deslizamentos causados pelo evento climático.
"Sabemos o que é vivenciar os estragos desses eventos extremos. Nos solidarizamos com todos os gaúchos e estamos compartilhando o conhecimento e a expertise das nossas equipes para potencializar a busca por pessoas desaparecidas", afirmou o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves.
Os binômios - duplas formadas por um bombeiro militar e um cão de busca - são cruciais nesta etapa das buscas. Os cães, certificados para este tipo de atividade, são capazes de localizar vítimas em áreas de grande acúmulo de detritos e entulhos. Esses binômios guiam o processo de salvamento e resgate com varreduras e descarte de áreas.
Desde a autorização do governo do estado para apoiar o Rio Grande do Sul, os bombeiros militares de Santa Catarina já salvaram 3.051 pessoas e 560 animais. Além disso, encontraram 19 vítimas fatais, sendo três delas localizadas graças ao trabalho dos cães do CBMSC.
A principal dificuldade enfrentada pelas equipes tem sido o acesso às áreas de trabalho. Nas regiões de resgate de pessoas ilhadas, a forte correnteza dificultou as operações. Em áreas deslizadas, a falta de acesso terrestre, devido à interdição de vias e destruição de pontes, complicou ainda mais as buscas. Nessas situações, o CBMSC contou com o apoio de aeronaves da Polícia Civil (PCSC), Polícia Militar (PMSC) e do Exército Brasileiro (EB) para o mapeamento das áreas de busca e transporte de equipes e equipamentos.
Fonte: Portal Peperi
"Os votos já estão totalizados, já foram divulgados", esclarece chefe do Cartório Eleitoral
Missa de Finados será realizada às 8h30 na Igreja Matriz de SMO
Cemitério Jardim dos Ipês terá cerimônia especial no Dia de Finados
Polícia Civil apreende adolescente de 17 anos investigado por integrar facção criminosa
SC amplia Sistema Antigranizo para 27 municípios
Casan lança programa para renegociar dívidas em até 60 vezes sem juros e multas
Floriculturas intensificam vendas para Finados em São Miguel do Oeste
33ª Oktoberfest de Santa Terezinha terá baile neste sábado
Ferrovias concentram metade das sugestões para plano de logística de SC
Programa de intérpretes de Libras registra mais de mil atendimentos em SC
Mais de cinco mil pessoas devem visitar cemitério de SMO no Dia de Finados
Justiça suspende prazo para retomada de câmeras corporais da PM em SC