O 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, pelotão de São Miguel do Oeste, juntamente com o IMA, encaminhou nesta quarta-feira ao Centro de Triagem de Animais Silvestres em Florianópolis dois gatos-do-mato-pequeno, espécie Leopardus guttulus, ameaçada de extinção.
Segundo o Policial Militar Ambiental e biólogo, Jean Bernardon, os animais foram encontrados por populares no interior dos municípios de São José do Cedro e Itapiranga. Bernardon salienta que na região não há registro de grandes fragmentos florestais, mas que devido a proximidade com a Reserva da Biosfera Yabotí, no país vizinho, mesmo que raros, são evidenciados registros da espécie.
Conforme Bernardon, um dos animais foi entregue a Polícia Militar Ambiental ainda no mês de novembro, proveniente de São José do Cedro, o qual ficou sob os cuidados do Pelotão e da UNOESC. Já o outro foi entregue em fevereiro por uma moradora do interior de Itapiranga, a qual destinou o animal a uma veterinária que fez o atendimento inicial e encaminhou o espécime ao IMA.
O biólogo explica que os animais, após serem entregues, são avaliados, alojados e alimentados conforme dieta específica para a espécie, uma vez que, na grande maioria dos casos são entregues a autoridade ambiental ainda quando filhotes.
Bernardon destaca que os animais não apresentavam ferimentos, contudo com o encaminhamento ao CETAS será possível melhor avaliação física e clínica, para posterior tratamento e encaminhamento pertinente.
A Polícia Militar Ambiental orienta que não se deve retirar da natureza qualquer tipo de animal silvestre, pois como neste caso, os filhotes acabaram sendo retirados de seus habitats naturais e do convívio com os pais, fator que dificulta o desenvolvimento dos animais e futura reintrodução na natureza.
Segundo o comandante do pelotão da PMA, capitão Everton Roncaglio, toda e qualquer forma de retirar, matar, apanhar, manter em cativeiro animais silvestres é considerado crime ambiental, e os responsáveis respondem administrativamente e judicialmente pelos atos cometidos.
Fonte: Portal Peperi
Coordenadora detalha mobilização do Hospital Regional após tragédia na SC-492
São Miguel do Oeste abre chamada pública para contratação temporária de professores
74 municípios de SC têm menos eleitores do que em 2022
Mais de 3 mil imóveis seguem sem energia após temporal no Vale do Itajaí
Brasil registra mais de 27 mil mortes em acidentes de trabalho em dez anos
Turista holandês morre após embarcação virar durante passeio nas Cataratas do Iguaçu
APAE de São João do Oeste recebe recursos extras e amplia atendimento aos alunos
São Miguel do Oeste entrega kits de artesanato para grupos de mulheres
Operação intensifica fiscalização do transporte agropecuário em Palmitos e São Carlos
Governo prorroga Novo Desenrola Brasil até 31 de agosto
Gaeco investiga influência de facção nas eleições de 2024 em Itapoá
Vizinho ouve gritos e homem é resgatado após oito horas soterrado em SC