O advogado Filipe Mello, filho do governador Jorginho Mello (PL), anunciou, em publicação no Instagram nesta terça-feira, 09, abrir mão da indicação feita pelo pai para ocupar o cargo de secretário da Casa Civil em Santa Catarina. No dia anterior, a Justiça havia derrubado uma liminar que impedia a nomeação.
Filipe relatou que, mesmo entendendo ser absolutamente legal a indicação, seguirá ajudando o pai fora do governo. Ele acrescentou não precisar de emprego por ter uma carreira solidificada na advocacia.
“Estou feliz por ver que, mesmo aqueles que criticam, reconhecem que minha capacidade técnica e meu currículo me qualificam para a função. O defeito é biológico, é ‘ser filho'”, publicou Filipe.
Um novo nome definitivo ainda não foi anunciado. Interinamente, a Casa Civil é chefiada pela secretária-adjunta Maria Teresinha Debatin. Com experiência em outros cargos públicos, ela é servidora aposentada do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) e numeróloga, com livros sobre o tema.
Relembre a nomeação de Filipe Mello
A indicação de Filipe ao cargo surgiu em meio a uma reforma do secretariado de Jorginho. No ano passado, o filho do governador já era entendido nos bastidores como o principal articulador político do Executivo junto aos parlamentares catarinenses, atribuição que formalmente cabe à Casa Civil.
A indicação de Filipe foi feita ainda assim pelo governador Jorginho Mello, amparado pela Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que entende não configurar nepotismo a nomeação de parentes em cargo político de confiança, como é o caso da função de secretário.
Na noite da última quinta (4), no entanto, o desembargador substituto João Marcos Buch concedeu uma liminar que impedia a nomeação, em resposta a um mandado de segurança apresentado pelo diretório estadual do PSOL. O magistrado citava o entendimento do STF, mas considerava que o caso violava os princípios da moralidade e da impessoalidade na gestão pública, “resultando em nepotismo”.
Já nesta segunda (8), um novo despacho judicial, desta vez do desembargador Gilberto Gomes de Oliveira, retomou a nomeação, por entender que ela estava de acordo com a Súmula Vinculante do STF.
Fonte: Portal Peperi
PSD confirma pré-candidatura de João Rodrigues ao Governo de SC
Corpo de mulher é encontrado esquartejado na Grande Florianópolis
Descanso recebe van de R$ 427 mil para transporte de pacientes da Saúde
PM apreende mais de 100 garrafas de vinho contrabandeadas na BR-282, em SMO
Homem é preso por ameaçar companheira no centro de Itapiranga
Saída de pista com caminhão deixa motorista ferido no interior de São Miguel do Oeste
João Rodrigues pode desistir de candidatura ao governo de SC
Idoso sofre amputação de quatro dedos em acidente de trabalho
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena