Família busca ajuda para custear tratamento de criança com paralisia cerebral em Itapiranga

Por Ricardo do Nascimento, Itapiranga

Compartilhar
Família busca ajuda para custear tratamento de criança com paralisia cerebral em Itapiranga

Uma campanha solidária mobiliza a comunidade para ajudar no tratamento da pequena Cecília Sehn, que enfrenta uma série de condições de saúde que exigem cuidados contínuos e de alto custo. A iniciativa busca arrecadar recursos para terapias, equipamentos e acompanhamento especializado, para o desenvolvimento e qualidade de vida da criança.

Cecília, de 2 anos, nasceu com fenda de palato e, ainda nos primeiros meses de vida, passou a apresentar atraso no desenvolvimento, sendo diagnosticada com hipotonia, falta de resistência muscular. Com isso, a família iniciou uma rotina de terapias. Ainda, os pais, Angélica e Alexsander Sehn, iniciaram uma busca por respostas, para entender se, além das duas condições, havia outros aspectos que dificultassem o desenvolvido da criança. “Foram inúmeros exames, inclusive genéticos, mas durante muito tempo nada foi detectado” disse a mãe.

O diagnóstico mais preciso veio em janeiro deste ano, por meio de ressonância magnética, que identificou uma lesão cerebral, confirmando paralisia cerebral. Além disso, Cecília também enfrenta disfagia, que dificulta a alimentação, e laringomalácia, condição que compromete a respiração. Por conta disso, a criança necessita de atendimentos constantes, uso de fórmulas alimentares especiais de alto custo e equipamentos para suporte postural.

Para garantir os cuidados, a mãe precisou deixar o trabalho e passou a se dedicar totalmente à filha. Atualmente, a renda da família depende exclusivamente do pai, enquanto os custos com saúde seguem elevados. Segundo a família, muitos dos atendimentos e medicamentos necessários são de difícil acesso pelo sistema público, aumentando ainda mais os desafios enfrentados no dia a dia.

Para ajudar a custear o tratamento, a família promove uma rifa solidária, com venda de números a R$ 20 e sorteio de prêmios doados por empresas de Itapiranga.  Os recursos arrecadados serão destinados à compra de equipamentos e continuidade das terapias, como body postural, cadeira de alimentação postural e tala extensora.  A família destaca que cada contribuição faz diferença e reforça o apelo por apoio da comunidade. Além da ajuda financeira, mensagens de apoio e orações também são vistas como fundamentais nesse momento.

“Cada pequena conquista da Cecília é uma grande vitória para todos nós”, ressalta a família, que continua a busca por mais qualidade de vida para a criança.

A rifa possui valor total de R$ 10 mil e o sorteio será realizado quando obter o recurso necessário para o tratamento. As contribuições podem ser feitas por meio da chave pix 020.917.930-94, em nome de Angélica dos Santos Sehn.

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi