Com o longo período de aulas online os estudantes estão perdendo o interesse nas atividades escolares. O problema foi levantado pelo coordenador regional de Educação de Itapiranga, Vilson Von Borstel. Ele destaca que recebe relatos de diretores e professores dos cinco municípios de abrangência, com a preocupação sobre a falta de motivação dos alunos. Destaca ainda que na semana passada ocorreu reunião com os diretores em que o tema foi debatido. Ele diz que no início da pandemia, o desafio foi dos professores compreenderem a plataforma e repassar os conteúdos aos alunos.
Segundo o coordenador, o problema atual é combater a desistência, o desânimo dos alunos, principalmente no ensino médio. Muitos estão seguindo para o mercado de trabalho e deixando as atividades escolares de lado. Isso ocorre com estudantes que residem na cidade e também filhos de produtores rurais. A situação é considerada preocupante.
O desafio dos professores é manter a motivação dos alunos no segundo semestre, que inicia com aulas online. O foco das escolas e dos professores será de manter os estudantes empenhados.
Vilson destaca ainda que nesta semana será preciso cumprir a portaria da Secretaria de Estado da Educação que determinou uma semana de recesso. O coordenador regional de Educação afirma que foram várias justificativas, porém o principal argumento é o movimento grande dos professores e alunos por recesso. O desgaste dos profissionais de educação vem desde o início do trabalho intenso de formação em uma sistemática nova com adaptações de professores e estudantes.
Lembra que o recesso escolar será uma semana de descanso e para repensar sobre atividades a partir de três de agosto. Durante esta semana as escolas não terão atividades presenciais e nem nas plataformas de ensino online.
Coordenador Regional de Educação afirma que o recesso escolar não vai afetar o calendário escolar. Vilson informa que até o momento o ano letivo teve 26 dias de aulas presenciais, até a suspensão em virtude da pandemia. Em novo sistema de ensino foram 76 dias de aulas não presenciais e ainda restam mais 98 dias de aula. Salienta que até sete de setembro o decreto do governo estadual estabelece que não terá aula presencial.
De acordo com Vilson, cinco dias de recesso não compromete o calendário escolar que estabelece 800 horas de aula até 18 de dezembro. O coordenador observa que o período é de adaptação contínua e será preciso ter persistência para enfrentar e superar os novos desafios na educação.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado