Itapiranga estabeleceu um cronograma por comunidade para realização dos exames. A última etapa está na região da fronteira. Conforme o Veterinário de Itapiranga, Valdair Dahmer, a realização do exame é obrigatória para o produtor seguir com a comercialização de leite para as indústrias de laticínios. Ele lembra que a Tuberculose apresenta sintoma pulmonar, que pode ser confundido com pneumonia. Diante de qualquer suspeita, a recomendação é para chamar um profissional para avaliação e realização de exames. Dahmer explica que a Brucelose é uma doença silenciosa e um dos sintomas é o aborto. Nestes casos também o indicado é chamar um veterinário de confiança e realizar os exames nos animais para evitar contaminações e prejuízo ainda maior.
Valdair Dahmer salienta que países da Europa já são livres de Brucelose e Tuberculose há muitos anos e isso proporcionam vantagens na comercialização de leite e derivados. O Veterinário lembra que Itapiranga teve trabalho pioneiro em Santa Catarina para certificação de propriedades agrícolas e no momento o município já possui 50% de certificação livre de Brucelose e Tuberculose. É o município recordista no estado em propriedades com status de livre destas doenças. De acordo com Dahmer, é preciso ter o máximo de atenção com a sanidade dos rebanhos para evitar doenças que causam prejuízos.
No início do trabalho de certificação, 20% das propriedades apresentavam casos de Brucelose e Tuberculose. No momento apenas 3% de propriedades registram casos destas zoonoses. Diversas campanhas e realização de exames mudaram de maneira significativa a realidade. De acordo com Valdair Dahmer, não existe tratamento para Brucelose e Tuberculose e todos os animais com exame positivo, são sacrificados. Após os procedimentos que envolvem a CIDASC, o produtor é indenizado pelo FUNDESA no valor correspondente ao mercado de carne.
Fonte: Portal Peperi
Liquida São Miguel 2026 é aberto oficialmente com mais de 90 empresas expositoras
Semana Farroupilha começa com desfile de cavalos em São Miguel do Oeste
Fiesc entrega 89 propostas a candidatos ao governo de Santa Catarina
Princesa promove programação comunitária em comemoração aos 31 anos do município
Flamengo, Fluminense e Palmeiras avançam às semifinais da Libertadores
Ponte desaba, carro cai e mulher fica ferida em Canelinha
Liquida São Miguel inicia nesta sexta com mais de 90 expositores
Justiça Eleitoral inicia preparação das urnas para eleições em municípios da região
Epagri orienta apicultores a reforçar proteção das colmeias após eventos climáticos
COSEMS reúne gestores do Extremo Oeste para discutir desafios da saúde pública
Câmara aprova pedido de informações sobre recursos do Fundeb em SMO
Catarinense que sonhava com carreira militar morre na guerra da Ucrânia