Atualmente as redes de produção evoluíram, tornando uma obrigação o aperfeiçoamento da mão de obra para não perder oportunidades. Conforme o Palestrante, João Batista Schneiders, a evolução histórica da produção na bovinocultura de leite na região é tema de diversas conversas com as cooperativas. Ele comenta que no passado foram trazidos animais de outras região para Itapiranga com objetivo do melhoramento genético. Os desafios foram grandes, mas geraram resultados positivos com aumento do volume de leite produzido por animal. De acordo com Schneiders, os investimentos tornaram a atividade um grande negócio para os produtores. Ele menciona ainda que atualmente a bovinocultura de leite se tornou a primeira atividade econômica do estado.
João Batista Schneiders alerta que o aumento na qualidade genética e no número de animais, faz com que os agricultores evoluam. Segundo ele, o grande desafio é acompanhar estas mudanças e atender as exigências do mercado, sem perder os valores e princípios para seguir na atividade. Destaca que os produtores que não aperfeiçoam a produção, acabam ficando fora do ciclo produtivo devido as exigências do mercado nos últimos anos. Conforme Schneiders, os processos de produção devem acompanhar a tecnologia, trazendo mudanças e novas formas de atuação dos agricultores.
O palestrante menciona que deve haver uma escala de produção, muitas vezes sendo realizada pelas cooperativas. De acordo com ele, o produtor precisa ter a consciência de que só haverá crescimento com qualidade. João Batista Schneiders comenta que para consumidores de menor escala, o cooperativismo auxilia na distribuição dos produtos. Ele cita ainda que o processo evolutivo na região é bem avaliado. Além dos produtores, a evolução dos profissionais que atuam indiretamente na produção são fundamentais, como agrônomos e veterinários. João Batista Schneiders ressalta que este é o grande desafio da atualidade, a evolução na produção de alimentos com qualidade.
Fonte: Portal Peperi
Semana Farroupilha começa com desfile de cavalos em São Miguel do Oeste
Fiesc entrega 89 propostas a candidatos ao governo de Santa Catarina
Princesa promove programação comunitária em comemoração aos 31 anos do município
Flamengo, Fluminense e Palmeiras avançam às semifinais da Libertadores
Ponte desaba, carro cai e mulher fica ferida em Canelinha
Liquida São Miguel inicia nesta sexta com mais de 90 expositores
Justiça Eleitoral inicia preparação das urnas para eleições em municípios da região
Epagri orienta apicultores a reforçar proteção das colmeias após eventos climáticos
COSEMS reúne gestores do Extremo Oeste para discutir desafios da saúde pública
Câmara aprova pedido de informações sobre recursos do Fundeb em SMO
Catarinense que sonhava com carreira militar morre na guerra da Ucrânia
Associação de Autistas atende mais de 80 crianças com terapias em SMO