O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse nessa segunda (15) durante uma entrevista com a Fox News, que o estado de direito está se rompendo no Brasil. O diplomata americano está em visita a Israel.
Ao responder a uma pergunta sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, Rubio voltou a criticar a ação do Judiciário brasileiro, sem citar diretamente o nome do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.
"Bem, a resposta é que o estado de direito está se rompendo. Você tem esses juízes ativistas – um em particular – que não apenas foi atrás do Bolsonaro, aliás, ele tentou – tentou exercer reivindicações extraterritoriais até mesmo contra cidadãos americanos ou contra alguém que posta online a partir dos Estados Unidos, e na verdade ameaçou ir ainda mais longe nesse aspecto", disse o chefe da diplomacia americana.
Rubio sinalizou que os Estados Unidos poderão anunciar medidas adicionais contra o Brasil na próxima semana: "Haverá uma resposta dos EUA a isso, e é sobre isso que – teremos alguns anúncios na próxima semana ou mais sobre quais passos adicionais pretendemos tomar", disse.
O Secretário de Estado americano concluiu dizendo que o julgamento do ex-presidente Bolsonaro "é apenas mais um capítulo de uma crescente campanha de opressão judicial que tentou atingir empresas americanas e até pessoas que operam a partir dos Estados Unidos."
Fonte: Portal Peperi
Associação Empresarial de Itapiranga amplia atividades de núcleos
Caminhão furtado no RS é encontrado em mecânica às margens da BR-163 em SMO
Mulher é agredida e ameaçada com faca pelo companheiro em Bandeirante
Casal é preso após ameaças e agressões em Itapiranga
Peperi transmite Chapecoense x Grêmio pela 6ª rodada do Brasileirão
CPMI do INSS aposta no judiciário para prorrogar trabalhos
Regras para a declaração do IR 2026 são divulgadas nesta segunda
Homem é detido após atear fogo em combustível derramado em chão de posto em SC
“Inchado e irritado”: Carlos atualiza o estado de saúde de Bolsonaro após visita no hospital