O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu uma nova diretriz que amplia os critérios de saúde que podem levar à negação de vistos, incluindo casos de obesidade grave. Segundo fontes do governo de Donald Trump, a medida é voltada a pessoas que desejam morar no país, não a turistas e visa evitar que imigrantes se tornem um "fardo" para o contribuinte americano.
A nova orientação foi enviada a embaixadas e consulados dos Estados Unidos em todo o mundo.
“Não é segredo que o governo Trump está colocando os interesses do povo americano em primeiro lugar. Isso inclui a aplicação de políticas que garantam que o sistema de imigração não seja um fardo para o contribuinte americano”, afirmou o porta-voz adjunto do Departamento de Estado americano, Tommy Pigott.
Fontes do governo norte-americano afirmaram que as novas restrições são voltadas a vistos para imigrantes, ou seja, pessoas que vão aos Estados Unidos com o objetivo de morar no país. E acrescentaram que a mudança não atinge vistos do tipo B-2 (como os de turismo ou tratamento médico), para pessoas que podem custear seus tratamentos e retornar ao país de origem.
Interlocutores do governo Trump afirmaram ainda que há mais de 100 anos o Departamento de Estado tem autoridade para negar um visto com base na probabilidade de o solicitante se tornar uma “carga pública” nos Estados Unidos.
O objetivo da medida, segundo as fontes, é "proteger os contribuintes americanos" por meio de uma triagem rigorosa, para impedir a entrada de imigrantes que não possam arcar com seus próprios custos médicos e "que esperem que os contribuintes americanos paguem por eles".
De acordo com a KFF Health News, que disse ter analisado uma cópia do comunicado, as diretrizes enviadas pelo Departamento de Estado afirmam que "certas condições médicas — incluindo, entre outras, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, câncer, diabetes, doenças metabólicas, doenças neurológicas e problemas de saúde mental — podem exigir cuidados no valor de centenas de milhares de dólares".
As novas restrições se somam a outras medidas adotadas recentemente, entre elas: a obrigação de estudantes e intercambistas de tornar seu perfil nas redes sociais público durante o processo de solicitação do visto; o aumento da taxa para emissão do visto, de US$ 185 para US$ 250; e a obrigatoriedade de entrevista presencial.
Fonte: Portal Peperi
Encontro de carros antigos reúne centenas de veículos na Praça Walnir Bottaro Daniel, em SMO
Câmara de São Miguel do Oeste inaugura Galeria das Mulheres Parlamentares
Identificado homem que morreu em ataque de abelhas em Itapiranga
Definidas as chaves da Copa Oeste de Futebol de Campo Amador
SAMU transfere homem que bateu a cabeça ao cair de caminhonete em Itapiranga
Homem morre em ataque de abelhas no interior de Itapiranga
Prefeitura de Itapiranga soluciona problema na emissão de carnês do IPTU
São João do Oeste adota medidas para aumentar índice na educação
Homem é flagrado furtando no Hospital Regional e acaba preso em Chapecó