Os estoques de sangue dos hemocentros de Santa Catarina voltaram a ficar em alerta. Mesmo com campanhas de incentivo à doação em andamento, os níveis continuam em queda. Atualmente, apenas o tipo AB+ está em nível considerado adequado. Outras quatro tipagens estão em estado reduzido e duas já entraram em alerta.
A situação impacta diretamente os atendimentos hospitalares, afetando cirurgias, emergências e tratamentos que dependem de transfusões. Por isso, o Hemosc reforça o pedido de doações durante o Junho Vermelho — campanha nacional de conscientização sobre a importância da doação de sangue.
A doação pode ser feita em qualquer unidade do Hemosc, com agendamento prévio pelo site oficial ou por telefone. No portal, também estão disponíveis os requisitos para doação, horários e locais de atendimento.
Em Santa Catarina, há sete hemocentros: Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Joaçaba, Lages, Blumenau e Joinville, além das Unidades de Coleta em Tubarão e Jaraguá do Sul.
Reconhecimento aos doadores
Como parte da programação do Junho Vermelho, no dia 20 de junho, o Hemosc fará uma homenagem para cerca de 500 doadores de sangue e plaquetas da hemorrede estadual. Eles serão reconhecidos conforme a nova categorização de carteirinhas lançada em abril:
- Black: mais de 25 doações
- Ouro: mais de 15 doações
- Prata: mais de 10 doações
- Amarela: doador de plaquetas por aférese
- Azul: doador fenotipado
O Hemosc é responsável por 98% da coleta e distribuição de sangue no estado e, nos cinco primeiros meses de 2025, já registrou mais de 67 mil candidatos à doação.
Fonte: Portal Peperi
Roubo à mão armada em vidraçaria termina com fuga internacional em Dionísio Cerqueira
Jovem sai ilesa após bater carro em caminhão estacionado em Iporã do Oeste
Trabalhador de 66 anos morre após ser atropelado por caminhão em empresa de Criciúma
Comarca de São Miguel repassa mais de R$ 1 milhão para projetos sociais na região
Programa DEL começa a demonstrar resultados positivos em São João do Oeste
PRF apreende mais de 700 quilos de maconha e recupera picape clonada no Oeste de SC
Assemit registra grande procura para primeiro Liquida Itapiranga
Mulher fica ferida em queda de motocicleta na SC-492, em São Miguel do Oeste
Sogra de condenado por tráfico de drogas em Itapiranga é absolvida
Marido e sogro são presos por feminicídio após simularem acidente para esconder morte de jovem em SC
Acidente em silo de grãos deixa um trabalhador morto em Guarujá do Sul
Com investimento de R$ 3 milhões, Senai inaugura sede em Mondaí