O atual território de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste tem destaque em vários aspectos. Estudiosos vão promover diversos momentos marcantes nos três municípios visando destacar aspectos que são relevantes. O Quarto Encontro Internacional de História será em novembro, na cidade de Itapiranga. Também terá programações em São João do Oeste e Tunápolis, território da antiga Porto Novo.
As edições anteriores do evento ocorreram duas vezes em Rivera, no Uruguai e uma etapa em Silveira Martins, no Rio Grande do Sul. Conforme o Escritor e Historiador, Douglas Franzen, o evento também serve de preparação para o Centenário de Porto Novo, que será comemorado em 2026.
No período de 14 a 17 de novembro terá uma intensa programação com representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Argentina, Uruguai e Paraguai. O Escritor e Historiador, Douglas Franzen destaca que o Encontro terá parceria da Universidade Federal de Santa Maria, UCEFF e diversas empresas. Franzen avalia que, Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis possuem uma grande valorização da história por parte do poder público e também das pessoas e por isso o Encontro Internacional vai proporcionar grandes debates.
Conforme o Historiador, o evento vai contribuir inclusive com setor que cresce na região relacionado ao interesse de promover ações em prol do turismo aproveitando elementos culturais. De acordo com Douglas Franzen, o grupo de trabalho está organizado há três anos para promover debates sobre a região de Porto Novo.
Em 98 anos de fundação a microrregião mantém aspectos dos colonizadores com valores genuínos e verdadeiros que geram muito orgulho. Segundo o Escritor e Historiador, Douglas Franzen, o Quarto Encontro Internacional de História será um divisor de águas. Ele comenta que o evento será itinerante nos três municípios.
Itapiranga terá maior presença, incluindo atividades em Sede Capela, linha Becker e Centro Histórico Germânico. Outros momentos vão contemplar programações em Tunápolis e São João do Oeste. De acordo com Franzen, estão sendo organizadas apresentações dos grupos culturais e também serão apresentados 45 trabalhos desenvolvidos nos três estados do sul e também da Argentina, Uruguai e Paraguai.
Fonte: Portal Peperi
Estrela Vermelha vence Barriga Verde e conquista título municipal aspirante em Bandeirante
Grêmio aproveita expulsão e vence o Coritiba com gol de Gabriel Mec
Cometa vence e assume a liderança do grupo A do Estadual 2026
Motociclista morre e outro fica gravemente ferido na SC-283, em Riqueza
Torneio leiteiro premia produtores e valoriza a bacia leiteira na Efacitus
Jovem de 23 anos é baleado e tem morte cerebral em Campo Erê
Internacional reage duas vezes e arranca empate com o Botafogo no Nilton Santos
PMRv anuncia interdição total na SC-283 entre Arvoredo e Chapecó neste domingo
Motorista provoca série de colisões e abandona veículo em São Miguel do Oeste
Identificado motociclista que morreu em acidente no centro de Saltinho
Efacitus recebe um grande público no segundo dia de feira
Motociclista morre após saída de pista em Saltinho