Em comemoração ao Dia Estadual da Juventude Rural, celebrado em 16 de outubro, o município de São Bernardino realizou o primeiro Encontro da Juventude Rural, uma iniciativa da EPAGRI local com o objetivo de aproximar, ouvir e incentivar os jovens que vivem no meio rural. A programação se estendeu ao longo do dia e contou com dinâmicas, rodas de conversa e atividades práticas.
A extensionista social Amanda Novacoski explica que a proposta foi não apenas comemorar a data, mas iniciar um processo de mobilização da juventude rural no município. Segundo ela, a participação foi expressiva, com jovens que já atuam na agricultura e outros que demonstraram interesse em se aproximar do setor.
Como estratégia de engajamento, a EPAGRI já realiza visitas técnicas às propriedades para mapear o perfil dos jovens e planejar ações futuras. Com base nas sugestões coletadas durante o encontro, uma nova reunião já está sendo organizada.
Entre os temas abordados, a piscicultura teve destaque como uma alternativa viável de diversificação de renda. Bruno Assis, extensionista rural, ressalta que, apesar de a produção leiteira ainda ser predominante na região, a criação de peixes pode ser uma opção promissora.
"Apresentamos técnicas de medição da qualidade da água, manejo e cuidados com o ambiente. É uma atividade que pode complementar a renda familiar, mesmo em propriedades pequenas, de 10 a 20 hectares", explica.
Apesar do potencial, os extensionistas destacaram que ainda existem desafios. A regulamentação estadual que trata da legalização dos açudes ainda está em processo de aprovação, o que impede a expansão imediata da atividade.
Jacson Macedo, também da EPAGRI, pontua que há divergências entre legislações estadual e federal, mas acredita que esse entrave deve ser resolvido em breve.
Outro ponto abordado foi a comercialização. Como a piscicultura ainda é incipiente na região, não existem canais estruturados de venda. No entanto, a EPAGRI já estuda alternativas como feiras locais e venda direta ao consumidor.
Fonte: Portal Peperi
SC deve “congelar” com chegada de massa de ar frio e temperaturas abaixo de 5ºC
PM prende dupla por furto em residência em São Lourenço do Oeste
Mulher é agredida pelo companheiro em Palma Sola
Ônibus de São Lourenço do Oeste é alvo de vandalismo durante confusão em São José do Cedro
Estrela Vermelha vence Barriga Verde e conquista título municipal aspirante em Bandeirante
Grêmio aproveita expulsão e vence o Coritiba com gol de Gabriel Mec
Cometa vence e assume a liderança do grupo A do Estadual 2026
Motociclista morre e outro fica gravemente ferido na SC-283, em Riqueza
Torneio leiteiro premia produtores e valoriza a bacia leiteira na Efacitus
Jovem de 23 anos é baleado e tem morte cerebral em Campo Erê
Internacional reage duas vezes e arranca empate com o Botafogo
PMRv anuncia interdição total na SC-283 entre Arvoredo e Chapecó neste domingo