A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste sediou, na noite de quinta-feira (6), uma reunião de vereadores do Extremo-Oeste Catarinense, promovida pela União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc). Participaram do encontro vereadores e servidores de Bandeirante, Belmonte, Chapecó, Descanso, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho e São Miguel do Oeste.
No encontro, conduzido pela presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, os legisladores da região discutiram a implantação de uma associação de Câmaras de Vereadores da região do Extremo-Oeste. Marcilei, que é vereadora de Chapecó, citou, a título de comparação, a Fecam (Federação Catarinense de Municípios), afirmando que a entidade é forte devido ao grande número de associações regionais, como a Ameosc.
Marcilei defendeu a importância dessas associações e citou que o Extremo-Oeste tinha a Aveosc, e que, por algum motivo, esta foi diminuindo. Ressaltou que há outras regiões em que as associações também fecharam ou nem existem. Na sequência, vereadores, inclusive os ex-presidentes da Aveosc Moacir Fiorini e Flávio Ramos, trocaram experiências e apoiaram a reativação da Aveosc. O presidente da Câmara de São Miguel do Oeste, Vagner Passos, se colocou à disposição para auxiliar na reativação da entidade.
FORTALECIMENTO DOS VEREADORES
A presidente da Uvesc disse que assumiu o compromisso, perante a entidade, de colocar o trabalho dos vereadores em outro patamar. Afirmou que está conseguindo filiar câmaras, ser respeitada, ser liderança dos vereadores e discutir o que pensa como liderança dos vereadores. Ressaltou que a Uvesc está com 21% das câmaras de Santa Catarina filiadas, e que lamenta ser apenas isso para uma entidade com 50 anos de existência. Disse que espera chegar a 100% das câmaras filiadas.
Lamentou que apesar de o Estado ter um “exército” de vereadores, com grande número de lideranças, os vereadores não são convidados a discutir o destino de recursos; e, por outro lado, o vereador é o primeiro a ser procurado pela população. Ressaltou que é necessário filiar mais câmaras e fazer o debate político sobre o papel do vereador. Explanou sobre a gestão da Uvesc e sobre os serviços que a entidade oferece, ressaltando que está profissionalizando a gestão.
Fonte: Portal Peperi
Morre Jacob Klagenberg, figura importante da Safrita e Papai Noel de Itapiranga
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas em SMO
Colisão entre camionetas deixa homem ferido na BR-282, em Paraíso
Atuação de ambulantes em Itapiranga gera preocupação no comércio
Trânsito é totalmente liberado na ponte sobre o Rio Uruguai em Chapecó
Deputado destaca importância de emendas para garantir recursos à região em 2027
PM apreende 24 mil garrafas de cerveja com rótulos falsificados em SC
Câmara aprova projetos para criação de cargos efetivos em Itapiranga
Defesa Civil alerta para temporais severos e vendaval no Extremo-Oeste neste sábado
Estúdio D.A. Dança apresenta espetáculo “O mundo se conta em movimento” em São Miguel do Oeste
Réu é condenado a 13 anos de prisão por acidente que matou jovem na BR-163 em Guarujá do Sul
Advocacia Favero reúne empresários em workshop sobre o fim da escala 6x1