A Justiça Eleitoral de Santa Catarina projeta um aumento expressivo na demanda pelos serviços dos cartórios eleitorais, impulsionado pelo crescimento populacional do estado. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina conta atualmente com 8,1 milhões de habitantes, com 5,5 milhões aptos a votar em 2026.
Com base na diferença entre o total de habitantes e o número de eleitores, o estado pode ganhar até 1,1 milhão de novos eleitores, o que representaria um crescimento de cerca de 20% no eleitorado catarinense.
Crescimento populacional e migração
Entre 2017 e 2022, Santa Catarina apresentou uma taxa líquida de migração de 4,66%, de acordo com dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE em 2025. No período, 503,5 mil pessoas passaram a morar no estado, enquanto 149,2 mil deixaram o território catarinense, resultando em um saldo positivo de 354,3 mil novos moradores.
Com esse resultado, Santa Catarina se tornou o primeiro estado do país a superar São Paulo no saldo migratório positivo desde que o IBGE adotou parâmetros de data fixa nos Censos Demográficos, em 1991.
O aumento populacional reflete diretamente na demanda de serviços da Justiça Eleitoral, especialmente nos pedidos de transferência de domicílio eleitoral. O coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral do TRE-SC, Carlos Valério Gerber Wietzikoski, reforça a importância de antecipar o atendimento.
“É muito importante que as pessoas, especialmente quem mudou de município ou se mudou para o estado de Santa Catarina, já procurem a Justiça Eleitoral e transfiram ou regularizem seus títulos”, destacou.
Pela legislação vigente, o cadastro eleitoral é fechado 150 dias antes da eleição, período em que ficam suspensos os serviços de alistamento, transferência e revisão eleitoral. Em 2026, o fechamento do cadastro ocorre no dia 6 de maio, o que torna essencial realizar o procedimento com antecedência.
Quem já possui biometria coletada pode fazer a transferência de forma on-line, por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no portal do TRE-SC, integrado ao sistema do TSE.
Nas eleições de 2026, os catarinenses irão às urnas para escolher seis cargos: deputado federal, deputado estadual, senador (1ª vaga), senador (2ª vaga), governador, presidente da República.
Fonte: Portal Peperi
Postos de combustíveis de Itapiranga registram falta de óleo diesel comum
ACEPRO promove brechó solidário neste sábado em São José do Cedro
CASAN orienta moradores sobre limpeza de fossas em Descanso
Vereadores pedem reforço na iluminação do trevo da BR-282 com a SC-163
Bolsonaro está em UTI com broncopneumonia bacteriana, diz boletim
STF forma maioria para manter prisão de Vorcaro
Corpo de homem seminu é encontrado em frente à residência, em Iporã do Oeste
Cine Peperi faz promoção especial para o filme “Pânico 7” em São Miguel do Oeste
Fux acompanha Mendonça e STF tem dois votos para manter Vorcaro preso