A forma que as escolas definem os novos diretores na rede municipal de ensino voltou à tona depois que 210 municípios em Santa Catarina não cumprem com os critérios para nomeação dos mesmos. A lei que prevê critérios e envolvimento dos alunos na escolha do diretor é de 2016 e tem sido esquecida por parte das escolas.
Em Palma Sola, a secretária de Educação, Rosa Lara explicou que na última segunda-feira (11) foi realizada uma reunião para debater sobre o assunto, onde também ficou decidido que será necessário a manifestação do Conselho Municipal de Educação. Mas conforme a secretária, o Plano de Carreira não consta a eleição que define o novo gestor da unidade, mas apenas os critérios, e entre estes critérios, o profissional deve ter formação em pedagogia e ser servidor efetivo.
Rosa ainda destacou a importância da eleição para diretor por meio do voto da comunidade escolar. Por isso, a prefeitura deu início ao trabalho para adaptação das leis que possam prever este formato de escolha. Para os próximos meses, a secretaria estará realizando capacitação dos profissionais da educação visando o ano letivo de 2022.
Rosa Lara comentou que, uma das principais preocupações da secretaria, é que os professores interessados em participar da escolha do diretor devem ser capacitados. Mas apesar disso, ela disse que para o próximo ano ainda não há a confirmação da implantação deste modo de escolha de diretores.
Fonte: Portal Peperi
Incêndio destrói residência no interior de São José do Cedro
Duas pessoas morrem após moto atingir poste na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste
Internacional sai na frente, mas Flamengo busca empate no Beira-Rio
Tarifa dos EUA pode atingir 72% das exportações de SC, aponta estudo
Procon de SMO esclarece que não recebe denúncias de violência doméstica
Praça de São José do Cedro recebe melhorias para ampliar lazer e convivência da comunidade
Delegado alerta para sinais de violência contra a mulher e reforça prevenção ao feminicídio
Itapiranga possui sete idosos institucionalizados por abandono e negligência de familiares
Itapiranga terá parcerias na exposição de animais na Efrait
Coordenadora detalha mobilização do Hospital Regional após tragédia na SC-492
São Miguel do Oeste abre chamada pública para contratação temporária de professores
74 municípios de SC têm menos eleitores do que em 2022