Os crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes tiveram queda de aproximadamente 40% em 2020 em Santa Catarina. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, deste 1º de janeiro até esta quarta-feira, 20, foram registrados 675 estupros contra menores. No mesmo período do ano passado foram 1.121 ocorrências.
Em São Miguel do Oeste a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, também atendeu menos ocorrências desta natureza. De acordo com a delegada, Lisiane Junges, até esta quarta-feira, 20, a DPCAMI atuou em 8 casos de violência sexual contra este público em 2020, já em 2019, foram 15 casos, uma redução maior que 40%.
Esta queda no registro está ligada ao isolamento social, que contribuiu para a redução nos índices de violência em todas as áreas do Estado, mas que traz preocupação aos órgãos de segurança pública.
Lisiane destaca que os crimes sexuais não escolhem lugar para acontecer e que a delegacia recebe denúncias sobre possíveis ocorrências deste tipo. Ela destaca que a autoridade policial trabalha como demanda prioritária na investigação e elucidação desses crimes.
Canais de denúncia:
A delegada comenta também que quando uma criança ou adolescente é vítima de violência sexual, por muitas vezes não consegue sozinha denunciar ou buscar ajuda. Ela lembra que é de suma importância que havendo alguma suspeita a Polícia Civil seja informada para fazer a investigação e descobrir se existe crime ou não.
Estas denúncias ou dúvidas devem ser feitas através do (49) 3622-6546, que também é Whatsapp, ou através do 181, disk denúncia da Polícia Civil.
Fonte: Portal Peperi
Acidente na BR-163 deixa motorista ferido em São Miguel do Oeste
Dois homens são presos por extorsão em loja de Itapiranga
Idoso é autuado após se apropriar de R$ 3 mil encontrados em carteira em Maravilha
Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação Erínias e prende sétima investigada
VW Gol é furtado durante a madrugada no Centro de São Miguel do Oeste
Autor de furto em Itapiranga é preso na tarde desta terça-feira
Justiça Eleitoral inicia preparação técnica de 164 urnas eletrônicas para as eleições
Operação Jaguaretê: Exército realiza ação na rodoviária de São Miguel do Oeste
Grupo Tio Amadeus terá atividades especiais durante a Semana Farroupilha
Receita paga R$ 44,7 milhões a 25 mil contribuintes no último lote do IR em SC
Motocicleta é furtada de garagem no bairro Salete, em SMO
Polícia Civil investiga furto em Itapiranga e solicita auxílio da população